Reportagem da TV Bandeirantes traz denúncia contra prática da “reserva técnica” – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Reportagem da TV Bandeirantes traz denúncia contra prática da “reserva técnica”

Publicação

29.06.2018

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Reportagem da TV Bandeirantes traz denúncia contra prática da “reserva técnica”

O Jornal da Band apresentou reportagem que denuncia a ilegalidade da chamada “reserva técnica”, nome pelo qual ficou conhecida a comissão financeira paga por fornecedores de produtos e lojistas pela indicação junto a clientes da área da construção. Na reportagem, a prática é chamada de “propina disfarçada de comissão”.

Clique aqui para saber mais sobre a “reserva técnica”

Um caso destacado é o de uma arquiteta e urbanista que, em depoimento à Polícia Federal, admitiu ter recebido comissões de lojas por obras realizadas em endereços ligados ao ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral. Entrevista da coordenadora da Comissão de Ética do CAU/SP, Anita Afonso Ferreira, destaca que trata-se de uma comissão ilegal e antiética.

“É um nome bonito para propina”, diz.

A reportagem entrevista também um comerciante de São Paulo que decidiu interromper a prática. “Desde que começou a Lava-Jato nós resolvemos parar com essa prática que consideramos como corrupção”, afirma o lojista. “Quando o cliente ia com um determinado profissional, a loja dava desconto para o cliente. Hoje em dia a loja para o profissional para levar o cliente – sem o cliente saber”.

O Jornal da Band destaca ainda que a “reserva técnica” provoca concorrência desleal. “Mas o consumidor é o maior prejudicado, já que o valor poderia ser dado como desconto ao cliente”, afirma o repórter Rodrigo Hidalgo. A conselheira do CAU/SP destaca ainda que essa prática prejudica também o conjunto de profissionais de Arquitetura e Urbanismo. “Essa pessoa não está só infringindo o código, mas acabando com a profissão dela”.

A reportagem foi exibida no dia 21/06/2018. 

Publicada no dia 29/06/2018
Fonte: CAU/BR

Publicação

29.06.2018

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
27.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo