
Durante encontro de presidentes do CAU em São Paulo, o arquiteto Fernando de Mello Franco, Secretário de Desenvolvimento Urbano de São Paulo, apresentou a agenda para a cidade a ser cumprida nos próximos quatro anos.
O secretário iniciou a palestra falando da sua satisfação em dirigir uma pasta que há muito tempo não era comandada por um arquiteto, visto que, é esse o profissional que está à frente da política urbana de uma cidade.
Essa visão de compreensão do desenvolvimento urbano é um dos eixos estruturantes do plano de governo do município de São Paulo. A proposta para essa política contempla a cidade e o cidadão no futuro. O “Arco do Futuro”, um dos programas do novo governo, tem a fórmula capaz de equilibrar a oferta de moradia e de empregos em uma mesma região da cidade. É uma estratégia que identifica os territórios e operações urbanas da cidade e o processo de renovação das formas de uso do espaço.
Apresentado em primeira mão aos presidentes do CAU, o projeto é uma nova “geografia do tempo”. A agenda tem a meta de revisar os instrumentos normativos, como plano diretor entre outros, a fim de mudar a visão de São Paulo, saindo da concepção de uma cidade industrial para uma cidade onde as pessoas possam também, ter lazer e vivenciar o espaço existente e renovado.
A palestra finalizou com um debate entre presidentes e conselheiros, também convidados para esse evento. Apesar da agenda lotada, o secretário fez questão de participar desse encontro, pois entende que neste momento é importantíssimo e fundamental estruturar o CAU. O arquiteto representa um saber reconhecido na figura de autoridade, e tem que ocupar esse espaço e repensando a sua forma de trabalho.
Sobre o arquiteto Fernando de Mello Franco:
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1986) e doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2005). Professor responsável da Universidade São Judas Tadeu e sócio diretor da MMBB Arquitetos. Ênfase em pesquisa sobre urbanismo e infraestrutura urbana.