Conheça os profissionais vencedores do prêmio APCA deste ano em Arquitetura e Urbanismo – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Conheça os profissionais vencedores do prêmio APCA deste ano em Arquitetura e Urbanismo

Publicação

20.07.2023

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Conheça os profissionais vencedores do prêmio APCA deste ano em Arquitetura e Urbanismo

Dois trabalhadores da construção civil trabalhando em uma parede de madeira. A parede é feita de painéis de madeira e tem uma porta no centro. O trabalhador à esquerda está usando um capacete amarelo e está usando uma furadeira na parede. O trabalhador à direita está usando um capacete vermelho e está em cima de um andaime. O andaime é feito de metal e está posicionado contra a parede. O fundo é uma grande sala com teto alto e janelas.
Obra de restauração dos elementos de marcenaria no Museu do Ipiranga. Crédito: Reprodução/Concrejato/Jornal da USP; José Rosael; Helio Nobre

O escritório H+F Arquitetos, dirigido por Eduardo Ferroni e Pablo Hereñu, foi premiado por “Melhor obra de Arquitetura” na 67ª edição do Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), tendo por destaque as obras de restauração, modernização e reforma do Museu do Ipiranga na zona sul da capital paulista.

O edifício do Museu do Ipiranga (o Museu Paulista) foi inaugurado no final do século 19 como uma homenagem à independência do Brasil – proclamada em 1822 no bairro Ipiranga. Em 2013 o museu fechou por problemas estruturais. Os trabalhos de restauração começaram seis anos depois, e somente em 2022, o museu foi reaberto.

Ferroni e Hereñu também lideram a equipe responsável pelo projeto de reforma da sede do CAU/SP no Centro Histórico da cidade de São Paulo, após serem escolhidos no Concurso Público Nacional de Arquitetura promovido pela autarquia.

Outros premiados na categoria Arquitetura

A cerimônia de premiação (clique neste link para assistir à gravação) ocorreu nesta segunda-feira, 17/07 no Teatro Sérgio Cardoso na cidade de São Paulo. No mesmo evento, também houve uma homenagem ao recém-falecido ator e diretor de teatro José Celso Martinez Corrêa.

Ainda na categoria “Arquitetura”, foram premiados Eduardo de Almeida (“Homenagem pelo conjunto da obra”), Hélio Olga (“Investigação tecnológica”), Denis Joelsons (“Revelação”, pelo trabalho “Casa dos Terraços Circulares”), e o escritório Boldarini Arquitetos Associados (“Urbanidade”, pelo trabalho de Requalificação urbana e ambiental da orla da Ilha Comprida).

Além de Arquitetura, a 67ª edição do Prêmio APCA destacou artistas que tiveram trabalhos relevantes em 2022 nas categorias de Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Popular, Rádio, Teatro, Teatro Infanto-Juvenil e Televisão.

A Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) é uma instituição cultural sediada na capital. Fundada em 1951, tem como objetivo promover a reflexão crítica sobre as artes e incentivar a produção cultural no estado.

Da Redação, com informações da imprensa e do escritório H+F

Publicação

20.07.2023

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
12.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo