Plenário aprova participação do CAU/SP em projeto para acreditação de cursos – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Plenário aprova participação do CAU/SP em projeto para acreditação de cursos

Publicação

29.10.2018

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Plenário aprova participação do CAU/SP em projeto para acreditação de cursos

O Plenário do CAU/SP, composto pelos conselheiros eleitos, aprovou no último dia 25/10, a participação do Conselho paulista na construção do projeto de Acreditação do CAU/BR para cursos de Arquitetura e Urbanismo.

Aprovado pelo Plenário do CAU/BR em 2016, o Projeto do Sistema de Acreditação de Cursos de Arquitetura e Urbanismo prevê a adesão voluntária das Instituições de Ensino Superior para uma certificação de qualidade acadêmica.

Esta certificação vai ocorrer a partir de determinados critérios, entre eles: o atendimento das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, do documento Perfis da Área & Padrões de Qualidade para os Cursos de Arquitetura e Urbanismo e a verificação dos itens relativos a uma formação profissional considerada de qualidade.

O Brasil tem cerca de 700 cursos de Arquitetura e Urbanismo, com pouco mais de 20% concentrados no Estado de São Paulo, segundo o Ministério da Educação. O CAU/SP trabalha com a estimativa de aproximadamente 5 mil novos profissionais formados a cada ano.

Uma comissão de acompanhamento das políticas públicas para o BIM

Na mesma sessão plenária foi aprovada a criação da Comissão Temporária de BIM, a ser coordenada pela arquiteta e urbanista Miriam Addor, conselheira do CAU/SP.

A nova comissão do CAU/SP deverá acompanhar a execução do decreto presidencial Nº 9.377, que instituiu a Estratégia Nacional do ‘Bulding Information Modelling’ (Modelagem de Informação da Construção) – a “Estratégia BIM BR”.

Entre os seus vários objetivos, a “Estratégia BIM BR” visa a difundir os benefícios desta tecnologia no país e estimular sua capacitação, além de coordenar a estruturação do setor público para a adoção do BIM.

O BIM é um processo de produção, uso e atualização de um modelo de informações digital de uma edificação. Neste modelo, a orientação é para o objeto (porta, parede, janela) e não mais para a geometria (as linhas que compõem a peça geométrica), conforme conceitua a arquiteta e urbanista Miriam Addor.

Saiba mais: CAU/SP contribuirá com Projeto de Acreditação de Cursos de Arquitetura

                      Nova Era na Arquitetura (matéria de capa da revista Móbile#14 sobre BIM)

Publicado em 29/10/2018
Da Redação

Publicação

29.10.2018

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
15.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo