Percursos arquitetônicos “do CAU/SP à CASACOR” atraem arquitetos e urbanistas e revelam capital em diferentes escalas – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Percursos arquitetônicos “do CAU/SP à CASACOR” atraem arquitetos e urbanistas e revelam capital em diferentes escalas

Publicação

17.08.2023

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Percursos arquitetônicos “do CAU/SP à CASACOR” atraem arquitetos e urbanistas e revelam capital em diferentes escalas

Grupo de pessoas ao ar livre em calçadão do centro de São Paulo, fotografadas de costas, observa um guia, registrada de perfil.
Participantes do percurso arquitetônico-urbanístico “Do CAU/SP à CASACOR” em rua do Centro Histórico da capital paulista. Crédito: Laís Santos.

Nos dias 29/07 e 05/08, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP e a mostra de Arquitetura de Interiores CASACOR São Paulo promoveram dois percursos urbano-arquitetônicos na cidade de São Paulo, produzidos pelo arquiteto e urbanista André Scarpa e pelo estúdio de design Superbacana+. 

Os percursos –feitos a pé– permitiram aos participantes experimentar a capital em diferentes escalas e contextos: o Centro Histórico e o espigão da Paulista; da calçada à cobertura de edifícios; do espaço público a unidades habitacionais, a exemplo do edifício Copan.

Para aqueles que não puderam participar das ações presenciais, será possível experimentar os percursos “do CAU/SP à CASACOR” no formato “podcast”, que será lançado para acesso gratuito em outubro. Também é possível baixar os mapas dos percursos:

Percurso Centro

Percurso Paulista 

Ações de valorização profissional

Estas ações fizeram parte do apoio institucional do CAU/SP à CASACOR São Paulo, considerando que a maioria (62%) dos profissionais do estado de São Paulo atua, principalmente, na área de Arquitetura de Interiores, e 17% na área de Arquitetura Paisagística (CAU/BR, 2020). 

Além dos percursos, também foi oferecido um desconto de 40% no valor do ingresso da mostra, concedido para mais de 1.000 profissionais com registro ativo no CAU/SP, que também receberam o Guia do CAU/SP para divulgação profissional e boas práticas em mídias sociais.   

Do total de arquitetos e arquitetas urbanistas que utilizaram o desconto, 94% atua na área de Arquitetura de Interiores; 51% é de São Paulo, 13% reside e/ou trabalha nos municípios atendidos pelo escritório do CAU/SP na região de Campinas, e os demais 36% se distribuem de forma mais homogênea pelas regiões servidas pelos outros nove Escritórios Descentralizados do Conselho no interior e litoral do estado.  

Mapa da região central da cidade de São Paulo com fundo cinza e pontos de destaque em laranja, identificados por números com lista de nomes na parte inferior da imagem.
Mapa do percurso arquitetônico-urbano no Centro Histórico da capital.

 

Publicação

17.08.2023

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
28.02.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo