Pela primeira vez, reunião plenária do CAU/SP adota tradução simultânea para Libras – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Pela primeira vez, reunião plenária do CAU/SP adota tradução simultânea para Libras

Publicação

26.07.2019

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Pela primeira vez, reunião plenária do CAU/SP adota tradução simultânea para Libras

A língua brasileira de sinais (Libras) foi utilizada pela primeira vez em uma reunião plenária do CAU/SP nesta quinta-feira, 25/07.

Dois tradutores capacitados nesta língua se revezaram para transmitir o conteúdo da reunião, durante a transmissão ao vivo pela Internet.

A iniciativa foi possível devido à parceria estabelecida com a Secretaria da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de São Paulo. O Termo de Cooperação firmado entre as duas instituições já permitiu a realização de diversos seminários sobre a questão da acessibilidade nos últimos anos.

“Nós fizemos a solicitação e a Secretaria autorizou que os dois profissionais fizessem a transmissão”, comentou a arquiteta e urbanista Mel Gatti de Godoy Pereira, Coordenadora adjunta da Comissão de Acessibilidade do CAU/SP.

Ela adianta que a próxima plenária – programada para 29/08—também deve contar com transmissão simultânea em Libras. “A iniciativa foi muito positiva. Eu notei que, em alguns momentos, o próprio presidente teve o cuidado de falar um pouco mais devagar para ajudar o tradutor”.

Durante a reunião, os conselheiros foram informados que pelo duas dezenas de profissionais com deficiência auditiva estavam acompanhando a plenária graças à transmissão em Libras.

Recentemente, o presidente do CAU/SP, José Roberto Geraldine Junior, esteve reunido com um arquiteto com deficiência auditiva, o profissional Tiago Takano Maeda.

Na ocasião, Maeda expôs as barreiras e dificuldades existentes no dia a dia de trabalho de mais de 200 arquitetos e urbanistas que se articulam em um grupo – todos com deficiência.

O profissional teve a oportunidade de assistir a novidade. “Em nome da comunidade de arquitetos surdos e deficientes auditivos brasileiros, agradecemos a iniciativa da transmissão em Libras da plenária do CAU/SP realizada no dia 25 de Julho de 2019 e também a valorização da diversidade”, afirmou, em declaração enviada ao Conselho.

“Ficamos surpresos com a novidade de transmissão em Libras, o que aproximou mais os arquitetos surdos e deficientes auditivos com o CAU/SP. Construímos uma boa ponte entre o Conselho e alguns profissionais que passam a ter voz”, concluiu.

Publicado em 26/07/2019
Da Redação

Publicação

26.07.2019

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
19.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo