Paulo Mendes da Rocha recebe título de doutor honoris causa em Lisboa – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Paulo Mendes da Rocha recebe título de doutor honoris causa em Lisboa

Publicação

21.05.2015

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Paulo Mendes da Rocha recebe título de doutor honoris causa em Lisboa

Arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha é homenageado em Lisboa, Portugal
Arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha é homenageado em Lisboa, Portugal

O arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha recebeu o título de doutor honoris causa nesta quarta-feira, 20/05, atribuído pela Universidade de Lisboa, em Portugal.

“Mendes da Rocha é hoje um dos arquitetos de maior destaque internacional (…) realizando obras notáveis pela sua singeleza e ousadia”, disse a professora Ana Tostões, docente responsável por receber o homenageado, durante a cerimônia na capital portuguesa.

Paulo Mendes da Rocha aproveitou para dedicar o título e a cerimónia, “que aproximam duas grandes Universidades da nossa língua, a Universidade de São Paulo e a Universidade de Lisboa”, à memória do seu pai. O arquiteto destacou ainda a “profunda emoção” provocada pela cerimónia, acrescentando: “Mais uma vez estamos juntos, Portugal e Brasil”.

No mesmo dia, o profissional recebeu o título de membro honorário do CIALP (Conselho Internacional dos Arquitetos de Língua Portuguesa), ocasião em que doou o projeto Novo Museu Nacional dos Coches à Casa da Arquitectura de Portugal. O Novo Museu, com inauguração prevista para sexta-feira em Belém, complementa o antigo Museu dos Coches, que completa 110 anos em 2015 e é o mais visitado do País, contando com um acervo que abrange três séculos de História.

Tido como expoente do pensamento estético da Escola Paulista e possuidor de uma brilhante carreira de dimensão internacional, ao receber o Prêmio Pritzker, em 2006, Paulo Mendes da Rocha teve sua carreira analisada pelo júri como devota “à criação de uma arquitetura guiada pelo senso de responsabilidade aos habitantes de seus projetos assim como por uma sociedade mais abrangente”.

Fontes: CAU/BR; Universidade de Lisboa.

Publicado em 21/05/2015

Da redação

 

 

 

Publicação

21.05.2015

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
23.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo