Novo projeto da Diretoria de Ensino reúne em Seminário representantes dos CAU/UF – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Novo projeto da Diretoria de Ensino reúne em Seminário representantes dos CAU/UF

Publicação

03.02.2016

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Novo projeto da Diretoria de Ensino reúne em Seminário representantes dos CAU/UF

[nggallery id=73]

No dia 22/01, ocorreu o I Seminário de Integração do CAU – o papel do ensino e do CAU na capacitação e na formação continuada em ética e no exercício profissional por diferentes modalidades de comunicação.

O evento, realizado pela Diretoria de Ensino e Formação em parceria com a Comissão de Ética e Disciplina do CAU/SP na capital paulista e destinado a membros das Comissões de Ensino e Formação e Ética e Disciplina dos CAU/UF, teve como principal objetivo apresentar o projeto de aperfeiçoamento de coordenadores, docentes, discentes, arquitetos e urbanistas e sociedade no processo de conhecimento sobre legislação que rege a profissão, através de diversas mídias.

A importância do conteúdo e das discussões pertinentes ao tema garantiram a qualidade do seminário, que contou com a participação de Diretores, Conselheiros e funcionários do CAU/SP e de representantes das unidades da federação: CAU/RN, CAU/AL, CAU/MT, CAU/TO, CAU/PR, CAU/SC, CAU/AC, CAU/DF e CAU/RJ.

No início dos trabalhos foram apresentadas as atividades desenvolvidas pela Diretoria de Ensino e Formação, que visam a aproximação do Conselho com as Instituições de Ensino Superior do Estado, entre elas: participação em Sessões Solenes de Colação de Grau, participação em Semanas de Arquitetura, Aulas Magnas e outros eventos acadêmicos, acompanhamento de cadastramento de curso e egressos no Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU), Seminários e reuniões com coordenadores nas regionais do CAU/SP.

“ O CAU deve estar sempre presente, próximo das IES e dos envolvidos no processo de aprendizagem, de forma a minimizar problemas decorrentes de desconhecimento da legislação e prática profissional. Nesse sentido, temos a responsabilidade de construir o ser antes do ter”, disse a Diretora de Ensino e Formação, Débora Pinheiro Frazatto.

Para a construção preliminar do arcabouço conceitual do projeto EAD foram constituídas duas mesas, cada qual debatendo o papel do ensino e da ética num projeto de nação.

Ensino e Formação

Durante a primeira mesa — O papel da Educação como Projeto de Nação– os participantes mostraram preocupação com o número crescente de cursos de Arquitetura e Urbanismo. Muitos avaliam que as Instituições de Ensino Superior (IES) não investem em um programa de atualização de docentes aptos a ensinar certas disciplinas, como Ética, influindo na qualidade do ensino e na formação dos novos profissionais.

“O que parece mais fácil é separar os arquitetos que sabem dos que não sabem, mas o grande problema é continuar formando esses profissionais com cursos sem qualidade. Isso resulta em baixa qualidade dos arquitetos e questões de falta de ética, como a reserva técnica”, diz Gogliardo Maragno, vice-presidente da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA) e representante das Instituições de Ensino Superior no CAU/BR.

Por sua vez, o representante das Instituições de Ensino Superior no CAU/BR e coordenador da Comissão de Ensino e Formação CAU/BR, José Roberto Geraldine Junior, destacou a contribuição do Conselho para o aprimoramento do ensino superior: “O CAU apresenta uma análise completa sobre a possibilidade de abertura de um curso através das manifestações técnicas de profissionais capacitados para a avaliação da qualidade dos cursos, a necessidade de abertura na região, abordando questões sociais e populacionais, e se o curso contempla as diretrizes curriculares nacionais “.

O presidente do CAU/SP, Gilberto Belleza ressaltou a necessidade de atualização das estruturas curriculares como uma questão a ser sempre discutida pelos profissionais: “As instituições precisam formar os profissionais para voltarem a atuar na área da construção e nos outros segmentos que surgiram e se aprofundaram”.

“Isso demanda uma nova estrutura dos cursos. Enquanto não se conseguir isso, não vamos conseguir um reconhecimento maior da própria sociedade e uma ampliação do mercado de trabalho”, acrescentou.

Código de Ética e Disciplina

A mesa “O Papel da Ética como projeto de Nação” foi aberta pela conselheira e coordenadora da Comissão de Ética e Disciplina, Rosana Ferrari, que afirmou: “é importante refletir como se transforma o caráter e nos lembrarmos de nossa responsabilidade na sociedade. Decorre daí a importância da multidisciplinaridade na formação do arquiteto e urbanista”.

O presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, abordou a importância de aumentar a compreensão dos profissionais sobre o Código do Ética e Disciplina: “A possibilidade de um Código de Ética comentado é importante para resgatar os profissionais do vazio ético que os levará a entender a importância do arquiteto na formação do país, na ocupação dos espaços. É necessário que esse profissional entenda a responsabilidade de decidir nas soluções que interferem na vida de inúmeras pessoas no meio urbano. ”

Atualmente, o CAU/BR organiza uma versão comentada do Código, produzida pelo arquiteto e urbanista João Honório de Mello. Ele acredita que “todos os docentes e coordenadores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo são professores de ética, portanto, o trabalho deverá ser desenvolvido com todos. Todos devem ser responsabilizados pela apresentação e divulgação dos princípios éticos nas IES”.

“O Código de Ética e Disciplina deverá orientar a conduta dos atuais e futuros profissionais Arquitetos e Urbanistas”, afirmou o conselheiro federal Renato Nunes, de São Paulo.

Ensino à distância, o novo projeto do CAU/SP

No encerramento do evento, a Diretora de Ensino e Formação do CAU/SP, Débora Frazatto, apresentou o novo projeto de Ensino A Distância (EAD), um programa de capacitação e treinamento em Exercício Profissional e Ética e Disciplina.

“É preciso uma formação continuada, voltar a estudar. Quando se estuda, se pensa. Não consigo pensar separadamente educação, ética e formação profissional“, disse.

Por fim, o Diretor de Ensino e Formação Adjunto, Paulo Canguçu Burgo apresentou um vídeo com os presentes e representantes dos CAU/UF, onde abordaram diversos aspectos relativos aos temas do Seminário.

O vídeo compilado ao longo do dia, compreendeu as peculiaridades de cada região e demonstrou um resultado prático das possibilidades das mídias na formação continuada em Arquitetura e Urbanismo.

Publicado em 03/02/2016

Da Redação

 

Publicação

03.02.2016

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
27.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo