Novas ferramentas de gestão devem aprimorar atendimento aos arquitetos e urbanistas – CAU/SP

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Novas ferramentas de gestão devem aprimorar atendimento aos arquitetos e urbanistas

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02.02.2018

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Redação CAU/SP

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Novas ferramentas de gestão devem aprimorar atendimento aos arquitetos e urbanistas

Apresentação do projeto para aperfeiçoamento da gestão dos CAU/BR e dos CAU/UFs na capital paulista na última quarta-feira.

Mais transparência e maior eficiência na gestão do CAU/SP. Até o final deste ano, o Conselho prevê implementar o projeto que combina tecnologia e novas metodologias de trabalho para entregar estes resultados aos profissionais arquitetos e urbanistas.

Trata-se da implantação do Modelo de Referência em Gestão do CAU (MRG) em conjunto com o Sistema de Gestão Integrada (SGI), que foi apresentada em detalhes na última quarta-feira, 24/01, para o Conselho Diretor do CAU/SP e corpo funcional, no prédio da autarquia na capital paulista.

“Todo os procedimentos vão se tornar totalmente eletrônicos. Isso vai facilitar ao Conselho gerir seus processos [internos]”, diz Marco Antonio Teixeira da Silva, coordenador da Comissão de Planejamento e Finanças do CAU/SP. “Todos nós teremos uma gestão integrada. Por exemplo, no caso de uma licitação, você pode usar assinaturas eletrônicas para agilizar os procedimentos”.

“Estamos falando de uma otimização dos processos internos do CAU. O que significa isso? Que o profissional vai perceber a diferença quando encaminhar uma demanda que passa pelo CAU/SP ou CAU/BR: o trâmite desse processo vai ser mais eficiente”, afirma Tercia Almeida de Oliveira, coordenadora da Comissão de Organização e Administração do Conselho paulista.

Modelo para autoavaliação permanente

O MRG foi criado por iniciativa do CAU/BR e dos CAU/UFs, após a descontinuidade do Gespública, o programa de gestão e desburocratização do Ministério do Planejamento para o serviço público, e tem o desafio de desenhar e implantar um modelo nacional para a gestão e servir de parâmetro para a autoavaliação permanente dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo.

A diferença entre o resultado dessas autoavaliações periódicas e o modelo de gestão é o espaço para a melhoria. Para executar esse programa, os CAUs terão à disposição uma solução tecnológica, materializada no Sistema de Gestão Integrada (SGI).

Escolhido após uma avaliação minuciosa pelos técnicos dos CAUs, o SGI compreende o fornecimento de soluções de gerenciamento de processos, gerenciamento de conteúdo corporativo, planejamento estratégico e gestão de estratégia, com o uso de indicadores, metas e gestão de processos.

“Foram aproximadamente 2 anos de trabalho intenso, com um grupo de trabalho formado por representantes do CAU/SP, CAU/BR e CAU/RS. Tivemos que entender  e avaliar o que ofereciam as ferramentas disponíveis no mercado, bem como compreender as necessidades de gestão dos Conselhos, o que foi bastante complexo”, explica Maria Célia Fonseca, coordenadora da área de Tecnologia da Informação do CAU/SP.

Mais agilidade no atendimento

“Com essa ferramenta, haverá uma melhor organização nos processos internos e atividades desenvolvidas para o CAU/SP. E o profissional vai perceber essas mudanças com o maior agilidade no atendimento de suas demandas”, afirma Elaine Cristina da Silva, gerente administrativa.

A nova ferramenta também vai influenciar na gestão financeira do Conselho. “O maior impacto vai ocorrer no planejamento e execução. Os prazos devem ser reduzidos. E poderemos fazer um acompanhamento da execução financeira dos projetos e atividades de forma muito mais eficiente, com acompanhamento mensal ou até mesmo semanal”, afirma Roberto Reyes, gerente financeiro. “Para a transparência e desburocratização, o novo sistema também será fundamental. Todo o processo será eletrônico, e com isso, vamos eliminar o uso de papel enormemente”, acrescenta.


Objetivos da nova ferramenta de gestão

  • Promover maior acessibilidade aos processos realizados no âmbito do CAU;
  • Permitir a evolução do fluxo de processos no âmbito do Conselho por meio da implantação de metodologias de gestão;
  • Viabilizar o acompanhamento periódico do planejamento e gestão estratégica do CAU;
  • Gerar uma base histórica que permita o desenvolvimento das ações do Conselho;
  • Otimizar a gestão do CAU/BR e dos CAU/UF, permitindo a unificação de esforços em relação ao desenvolvimento dos processos comuns à diversas unidades do Conselho.


Publicado em 02/02/2018

Da Redação

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02.02.2018

Escrito por:

Redação CAU/SP

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