Minidocumentário do CAU/SP faz homenagem à Lina Bo Bardi em seu aniversário – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Minidocumentário do CAU/SP faz homenagem à Lina Bo Bardi em seu aniversário

Publicação

03.12.2021

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Minidocumentário do CAU/SP faz homenagem à Lina Bo Bardi em seu aniversário

Clique no banner para acessar o vídeo comemorativo do CAU/SP para a arquiteta e urbanista ítalo-brasileira Lina Bo Bardi (1914-1992).

“Os estudiosos debatem se ela era feminista, se ela era antifeminista; porém, eu acho que ela era livre, livre de rótulos, livre de qualquer coisa”.

O depoimento do arquiteto e urbanista Edson Elito, parceiro de Lina Bo Bardi (1914-1992) no projeto para o Teatro Oficina (1984), é um dos muitos momentos marcantes do minidocumentário produzido pela Comissão Temporária de Equidade e Diversidade (CTED-CAU/SP) em homenagem à profissional ítalo-brasileira.

Lina foi a terceira arquiteta brasileira a receber esta premiação após Oscar Niemeyer (1996) e Paulo Mendes da Rocha (2016).

O minidocumentário (7:30) ainda conta com os depoimentos de Antônio Soukef, Eugênia Gorini, José Celso Martinez, Márcia Benevento, Roberto Rochlitz e Sabina de Libman.

A segunda parte desta produção estreia nas próxima semana e terá os depoimentos de André Vainer, Marcelo Ferraz, Marcelo Suzuki e Renato Anelli.

Nascida em Roma e formada em Milão, a arquiteta veio ao Brasil em 1946 com seu marido, Pietro Bo Bardi, a convite do jornalista Assis Chateaubriand. E foi aqui que desenvolveu sua carreira com obras de relevância internacional, como o Museu de Arte de São Paulo (MASP), o Sesc Pompeia, a Casa de Vidro, o Solar Unhão e o Teatro Gregório de Mattos.

Mesmo sendo europeia, Lina se tornou uma das principais intérpretes do Brasil para os brasileiros e para o mundo. Não só na Arquitetura, mas também por meio do design de móveis e objetos, das aulas na Universidade Federal da Bahia, dos seus livros e da sua atuação política.

Publicado em 05/12/2021
Da Redação com informações do CAU/BR

Publicação

03.12.2021

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
27.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo