
A situação dos recursos hídricos do Estado de São Paulo e norma de sinalização tátil de piso em escadas e rampas são os temas dos boletins lançados nos últimos dias pelos dois GTs do CAU/SP dedicados ao Meio Ambiente e à Acessibilidade respectivamente.
O Grupo de Trabalho Meio Ambiente destaca o Relatório de Situação dos Recursos Hídricos, o instrumento de gestão que monitora o balanço entre a demanda e a disponibilidade de recursos hídricos no Estado.
Produzido pelo Sistema Integrado de Gerenciamento dos Recursos Hídricos (SIGRH), a última edição deste Relatório (ano-base 2013/2014) traz uma análise recente da crise de abastecimento que atingiu o Estado há dois anos, e aponta os avanços nos índices de coleta de esgoto e de combate às perdas de água.
Acessibilidade
O GT de Acessibilidade dedica seu último boletim à norma de sinalização tátil de alerta no piso em escadas e rampas e seus patamares, publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) neste ano.
A NBR 16.537/16 estabelece critérios e parâmetros em relação à instalação desde a construção da obra nova até a adaptação de edificações existentes, garantindo a acessibilidade para a pessoa com deficiência visual ou surdo-cegueira.
A norma tem o objetivo de instruir os profissionais quanto às possibilidades e necessidades que devem ser atendidas incondicionalmente no ato de projetar, conceber espaços e executar suas obras. Além da norma, valem ainda o parâmetros e critérios estabelecidos pelos princípios do Desenho Universal — o atendimento de modo equivalente das necessidades de todos os usuários.
Confira o boletim do GT Acessibilidade e o boletim do GT Meio Ambiente.
Publicado em 29/09/2016
Da Redação