Fórum de presidentes discute ação conjunta para informar a sociedade sobre ensino a distância – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Fórum de presidentes discute ação conjunta para informar a sociedade sobre ensino a distância

Publicação

02.05.2019

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Fórum de presidentes discute ação conjunta para informar a sociedade sobre ensino a distância

Durante 3º Fórum de Presidentes de 2019, realizado na capital federal, as lideranças dos CAU/UFs discutiram a necessidade de uma ação conjunta para prestar esclarecimentos à sociedade. Imagem: CAU/DF.

Os presidentes de CAU/UF debateram no último dia 26/04 a realização de uma campanha conjunta para esclarecer à sociedade a posição dos Conselhos a respeito do ensino a distância (EaD) em Arquitetura e Urbanismo.

O CAU/SP notifica que a Debiberação Plenária DPOBR Nº 0088-01/2019 do CAU/BR, que deliberou a decisão de recusar a concessão do registro profissional, pelos CAU/UF, aos egressos de cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo realizados na modalidade de ensino à distância (EAD) está suspensa por decisão judicial no âmbito do Processo nº. 1014370-20.2019.4.01.3400, que tramita na 17ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do DF.

No final de março, o Plenário do CAU/BR aprovou uma deliberação estabelecendo que os CAU estaduais devem recusar as solicitações de registro profissional feitas por egressos de cursos do tipo EaD.

O objetivo da campanha seria reforçar e divulgar entre a população o entendimento do CAU de que a formação integral ou majoritária à distância em Arquitetura e Urbanismo não prepara adequadamente os futuros profissionais, e constitui um prejuízo à segurança e bem-estar da sociedade.

Recentemente, o CAU/SP lançou uma série de vídeos em que arquitetos e urbanistas sublinham a importância do ensino presencial.

Durante a 3ª Reunião do Fórum de Presidentes de 2019, realizada na capital federal, as lideranças dos CAU/UFs também discutiram a preparação para o congresso internacional UIA2020 no Rio de Janeiro, a participação no Congresso Brasileiro de Arquitetos, a ser realizado em Porto Alegre em outubro; também avaliaram os informes da Assessoria Parlamentar do CAU/BR, que acompanha as matérias legislativas de interesse da Arquitetura e Urbanismo no Congresso Nacional.

Publicado em 02/05/2019; atualizada em 18/11/2020.
Da Redação

 

Publicação

02.05.2019

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
23.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo