Falece em São Paulo o arquiteto e urbanista Pedro Paulo de Melo Saraiva (1933-2016) – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Falece em São Paulo o arquiteto e urbanista Pedro Paulo de Melo Saraiva (1933-2016)

Publicação

17.08.2016

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Falece em São Paulo o arquiteto e urbanista Pedro Paulo de Melo Saraiva (1933-2016)

PedroPaulo2016
O arquiteto Pedro Paulo de Melo Saraiva (1933-2016) durante o lançamento do livro sobre sua obra, patrocinado pelo CAU/SP, em maio/2016 na capital paulista.

Faleceu na madrugada desta terça-feira, 16/08, o arquiteto e urbanista Pedro Paulo de Melo Saraiva (1933), em São Paulo. O velório ocorre no prédio da sede do IAB-SP, no 1º andar (Rua Bento Freitas, 306). O corpo deve ser cremado amanhã, 17/08, às 7h, no Crematório Vila Alpina (Av. Francisco Falconi, 437 – Jardim Avelino).

Trajetória e obras
Natural de Florianópolis/SC, formou em Arquitetura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em 1955, em São Paulo, onde também abriu seu primeiro escritório.

Identificado com a chamada Escola Paulista de Arquitetura, deixa obras importantes como o edifício Quinta Avenida (1958) a sede da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp, 1975), e mais recentemente, a requalificação do Mercado Municipal (2002), ainda na capital paulista, e a sede do Conselho Federal de Engenharia Arquitetura e Agronomia (Confea, 2007), em Brasília.

Além de uma destacada trajetória como profissional liberal, Melo Saraiva teve atuação intensa na área acadêmica e no poder público em planejamento urbano.

Entre os anos 60 e 80, trabalhou para os órgãos de planejamento da Universidade de Brasília, para o governo de Santa Catarina, na Empresa Municipal de Urbanização (Emurb) de São Paulo, e para o Banco Nacional de Habitação (BNH) em São Paulo e Mato Grosso. Em seu estado natal, foi coordenador do Escritório Catarinense de Planejamento Integrado (Esplan).

prodesp_sede2
Sede da Prodesp, em São Paulo, um dos projetos mais celebrados de Pedro Paulo de Melo Saraiva (1933-2016). Imagem: Paulo Marques/Prodesp.

Dedicou-se por décadas à docência, tendo sido professor na FAU-USP (1962-1975) e na UnB, (brevemente, nos anos 60), e a partir dos anos 90, nas universidades Mackenzie e Anhembi Morumbi, em São Paulo.

“Pedro Paulo de Melo Saraiva, arquiteto”
Neste ano, o CAU/SP patrocinou um livro dedicado à análise de sua obra e trajetória profissional: “Pedro Paulo de Melo Saraiva, arquiteto”, do pesquisador Luis Espallargas Gimenez (IAU-São Carlos). A obra traz ampla pesquisa documental e iconográfica sobre os projetos do arquiteto e urbanista, abordando sua formação, influências, principais obras residenciais, e questão técnico-construtivas, sem esquecer sua atuação nas agências governamentais e carreira acadêmica, em que atuou como assistente de Vilanova Artigas (1915-1985) na FAU-USP.

Sobre ele, o pesquisador Espallargas afirmou: “Importa perceber que o arquiteto não cede às coisas fáceis para causar sensação, que a Arquitetura não estabelece uma solução peculiar para cada problema específico, mas reconhece a adequação das respostas conhecidas”.

Expoente da Arquitetura nacional

Para o Presidente do CAU/SP, Gilberto Belleza, “o arquiteto Pedro Paulo de Melo Saraiva foi um dos mais importantes nomes da Arquitetura brasileira”. Segundo Belleza, “com uma obra de destaque, tornou-se um dos expoentes da Arquitetura paulista. Além da produção arquitetônica desenvolvida, teve um papel fundamental no ensino como professor da Universidade de Brasília (UnB), da USP e da Universidade Mackenzie. Teve também uma grande contribuição para a política profissional, na defesa dos interesses dos arquitetos, como presidente do IAB/SP e como membro da Direção Nacional do IAB em duas gestões. Por isso, o CAU/SP se orgulha de ter patrocinado a publicação da obra ‘Pedro Paulo de Melo Saraiva, arquiteto’, uma das últimas homenagens a esse importante arquiteto”.

EdificioAcalImagemSelermaisSelerFlickrCC
Edifício Acal, na capital paulista, marco arquitetônico da cidade, e outro destaque na trajetória de Melo Saraiva. Imagem: Seller+Seller/FlickrCC.

Um batalhador pela Arquitetura brasileira
“Convivi com o Pedro Paulo quando atuamos no Conselho Superior do IAB-SP [gestão 2006-2007]. Ele sempre foi um batalhador pela Arquitetura brasileira de qualidade, que tivesse raízes na contemporaneidade do Brasil”, diz o conselheiro Edson Elito. “E também foi um dos que atuaram pela criação do CAU”, acrescenta, lembrando que o arquiteto, além do IAB, também atuou no SASP (Sindicato dos Arquitetos no Estado de S.Paulo).

O conselheiro suplente do CAU/SP, Sami Bussab, teve uma convivência de longa data com o arquiteto. Juntos, venceram o concurso para o projeto da Sede Social Esporte Clube Sírio (1966), com a colaboração de Miguel Juliano, em São Paulo/SP. “Na obra toda do Pedro Paulo, a estrutura sempre foi a protagonista. Ele conseguiu fazer do aspecto estrutural o aspecto predominante, e construir uma estética a partir disso”, constata.

Prédio da Escola de Administração Fazendária – ESAF, outra obra-prima de Pedro Paulo de Melo Saraiva, em Brasília. Imagem: Acervo ESAF.
Prédio da Escola de Administração Fazendária – ESAF, outra obra-prima de Pedro Paulo de Melo Saraiva, em Brasília. Imagem: Acervo ESAF.

O nascimento de uma obra prima
O arquiteto e urbanista Francisco Petracco, parceiro e amigo de Pedro Paulo de Melo Saraiva desde a década de 50, quando passaram pela Universidade Mackenzie (em anos distintos), lembra dos trabalhos realizados juntos. Ambos projetaram uma obra-prima da Arquitetura brasileira em 1963, infelizmente demolido no final dos anos 90: a sede do Clube XV, em Santos/SP.

“Nós fizemos todo o trabalho muito rápido, em quatro ou cinco dias, no máximo. Praticamente nos internamos no escritório dele e fizemos. Nós verificamos a paisagem de Santos e vimos que os prédios no entorno eram muito altos, de 17 andares. Vimos que aquele local era absolutamente uma grande praça e usamos esse critério para fazer um prédio em que o vazio ia ser mais forte do que o volume. (…) Fizemos aquele edifício como que flutuando nessa praça”. Petracco ressalta que “não existia aquela ciumeira que tem hoje entre os nossos colegas. O Paulo Mendes [da Rocha], por exemplo, fez uma perspectiva para nós (…), tivemos inclusive o apoio de vários estudantes. O nosso colega do Mackenzie, Sami Bussab, foi guiando o carro, a 200 ‘por hora’, e entregamos [o projeto] no limite. Fomos quase os últimos a entregar, e quase, por pouco, não fomos desclassificados”.

Publicado em 16/08/2016
Da Redação com informações Enciclopédia Cultural Itaú; IAB-SP.

Publicação

17.08.2016

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
24.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo