O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) e do Brasil (CAU/BR) registram com pesar o falecimento de Jean-Louis Cohen, no dia 7, aos 74 anos. Arquiteto, historiador e curador francês unanimemente considerado uma das maiores autoridades na história da arquitetura e do urbanismo do século XX. Cohen foi co-curador da exposição “Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha”, na Casa da Arquitectura, em Matosinhos (Portugal).
Cohen trabalhou com Vanessa Grossman na construção da mostra e do catálogo, e com Catherine Otondo (atual presidente do CAU/SP) e Nuno Sampaio (diretor da Casa da Arquitectura), no programa paralelo dedicado a Paulo Mendes da Rocha.
“Amigo pessoal de Mendes da Rocha, Jean-Louis Cohen marcou todos os que na Casa da Arquitectura se cruzaram com ele durante este período pelo seu inexcedível rigor, profissionalismo e exigência, mas também pela extraordinária amabilidade que o caracterizava”, afirma comunicado da Casa da Arquitectura.
Nome de referência no estudo da obra de Le Corbusier, Jean-Louis Cohen foi o responsável entre 1998 e 2003 pelo projeto da Cité de l’architecture et du patrimoine, em Paris , inaugurada em 2007.
Docente em várias escolas de arquitetura França e da New York University Institute of Fine Arts) , deu aula na FAU/USP em 2008 sobre a formação das cidades de Los Angeles, Tóquio e Berlim.
Jean-Louis Cohen foi curador de outras muitas e importantes exposições no Museum of Modern Art, Canadian Centre for Architecture, Centre Georges Pompidou, Cité de l’architecture et du patrimoine e MAXXI, entre outros.
Foi autor de cerca de 40 livros, tendo recebido, em 2001, a Ordem das Artes e Letras do Governo francês.
Colegas e admiradores de todo mundo estão lotando as redes sociais de mensagens sobre a convivência do ele.
Fonte: CAU/BR