Ética na Arquitetura: Cartilha traz casos reais para orientar o exercício profissional – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Ética na Arquitetura: Cartilha traz casos reais para orientar o exercício profissional

Publicação

20.12.2023

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Ética na Arquitetura: Cartilha traz casos reais para orientar o exercício profissional

Neste mês de dezembro, o CAU Brasil apresenta mais um lançamento especial para arquitetos(as) e urbanistas: a Cartilha Ética na Arquitetura.

Este material informativo e didático visa a fornecer orientações claras e concisas sobre ética e disciplina, destacando casos reais julgados pelos CAU/UF e pelo CAU Brasil.

Com a divulgação de dez casos reais, a cartilha oferece um panorama objetivo, elucidando temas cruciais que servem como guia para arquitetos e urbanistas em seu exercício profissional. Trata-se de uma poderosa ferramenta de aprendizado e conhecimento sobre a aplicação dos normativos éticos.

O objetivo é aprimorar o entendimento dos arquitetos(as) e urbanistas quanto ao Código de Ética e Disciplina, evitando processos no âmbito do CAU e da Justiça Civil.

Acesse a versão digital:

Clique aqui para conferir a cartilha Ética na Arquitetura – Casos da Comissão de Ética e Disciplina para orientar o exercício profissional

 

Confira os casos apresentados na cartilha:

Fraude no RRT traz riscos à população: A prática de fraude no Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) não apenas compromete a integridade do profissional, mas também coloca em risco a segurança da população. Material destaca as implicações éticas e legais dessa conduta.

Exigências descabidas na aprovação de projetos: No caso em que exigências indevidas foram feitas durante a aprovação de projetos, a cartilha enfatiza a importância de se ater às normativas sem submeter-se a pressões inadequadas.

Caso de acobertamento acaba em tragédia: Demonstrando a gravidade do acobertamento de irregularidades, esse caso ilustra como o descuido ético pode culminar em tragédias e perda de vidas.

CAU inocenta arquiteto em caso de “reserva técnica”: O CAU inocentou um arquiteto envolvido com um núcleo de decoração, reforçando a necessidade de compreender as nuances éticas desse tema.

Arquiteto “canetinha” é multado: O material aborda o caso de um arquiteto e urbanista que emitia RRT baseado em desenhos de um leigo.

Fraude em Certidão de Acervo Técnico (CAT-A): Cartilha aborda as consequência de se fraudar documentos oficiais para participar de licitações públicas.

Violação de Direito Autoral em projeto: Veja como o CAU tratou  o caso de um arquiteto e urbanista que teve seu projeto modificado por um colega sem autorização.

Falta de contrato é falta ética: Ausência de contrato pode ser enquadrada como uma falta ética, com consequências reais para arquitetos e clientes.

Vendedora denuncia arquiteto por “reserva técnica”: O relato desse caso real ilustra a seriedade do tema, com a ação firme do CAU baseada nas regras do Código de Ética e Disciplina.

Arquiteto responsabilizado por acidente em obra: Tragédia com um trabalhador que sofreu ferimentos graves causou uma investigação sobre a responsabilidade do profissional responsável técnico pela obra.

A Cartilha “Ética na Arquitetura” pretende ser não apenas um guia informativo, mas uma contribuição importante para a construção de práticas profissionais mais éticas, responsáveis e seguras.

Veja o Código de Ética e Disciplina do CAU

Clique aqui para fazer uma denúncia de infração ético-disciplinar.

Como tirar dúvidas sobre o Código de Ética?

Em caso de dúvidas, nossos atendentes estão à disposição para apoiar os arquitetos e urbanistas e tirar todas as dúvidas. Pedimos que, por favor, entre em contato com nossa equipe do serviço tira-dúvidas, teremos prazer em atender.

Atendimento

Fonte: CAU/BR

Publicação

20.12.2023

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
21.02.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo