Ensino de Arquitetura e Urbanismo em debate – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Ensino de Arquitetura e Urbanismo em debate

Publicação

29.05.2013

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Ensino de Arquitetura e Urbanismo em debate

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) realizou no dia 13 de maio, no Centro Universitário de Belas Artes de São Paulo, o primeiro de um ciclo de Seminários, organizados pela Diretoria de Ensino e Formação Profissional, sob o tema: “Debate sobre Ensino de Arquitetura e Urbanismo”. O evento reuniu coordenadores e docentes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo de 19 Instituições de Ensino* do Estado de São Paulo.

A mesa de abertura foi composta pelo Vice-Presidente do CAU/SP, Arquiteto e Urbanista Gustavo Ramos Melo; pelo Conselheiro e Coordenador da Comissão de Ensino e Formação do CAU/SP, Arquiteto e Urbanista Paulo Canguçu Burgo; e pelo Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Belas Artes, Arquiteto e Urbanista Enio Moro Junior.

Após as saudações da mesa, deu-se início a primeira mesa do evento, que teve como palestrante o Conselheiro Federal, representante das Instituições de Ensino Superior (IES) no CAU/BR, Arquiteto e Urbanista José Roberto Geraldine Jr., tratando do tema: Panorama Geral do Ensino de Arquitetura e Urbanismo. De acordo com Geraldine, o CAU nasceu com um compromisso de cuidar da questão do ensino na própria Lei de sua criação (Lei No. 12.378). “Devemos estreitar os laços com as IES para que o processo de transição dos estudantes a profissionais seja tranquilo”, disse.

O Conselheiro abordou o histórico da relação do CAU com o Ministério da Educação (MEC), que, segundo Geraldine, vê com bons olhos a criação do Conselho, “especialmente pela iniciativa de cadastramento dos projetos pedagógicos das Instituições de Ensino no SICCAU”. O Conselheiro tratou ainda do Sistema Arcu-Sul – plataforma de acreditação de cursos de graduação para a região do Mercosul – e do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior).

Após a apresentação, foi composta a 1ª mesa de debates. O Conselheiro do CAU/SP, Arquiteto e Urbanista Luiz Augusto Contier, destacou que o Conselho está ao lado das Instituições de Ensino. “Estamos ao lado de quem deseja o bom exercício profissional .Temos falhas a sanar, mas quando estamos todos unidos, fica muito mais fácil e a qualidade é nosso maior objetivo”, afirmou.

O Conselheiro Paulo Burgo ressaltou também a importância de questionarmos a contribuição que pode ser dada pelos docentes para garantir a qualidade da formação dos egressos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo.

No período da tarde, o Conselheiro e Diretor de Ensino e Formação do CAU/SP, Arquiteto e Urbanista João Carlos Correia, apresentou e comentou a legislação que diz respeito ao exercício profissional, na mesa: “CAU: Legislação e Exercício Profissional”. João Carlos falou sobre as responsabilidades dos profissionais e também tratou de parâmetros e princípios éticos. O Diretor reiterou o interesse do CAU/SP em estar próximos das IES. “Estamos abertos ao diálogo, basta nos acionar e estaremos presentes sempre que solicitado. Entendemos que o trabalho junto aos egressos é árduo, mas muito importante para a valorização profissional”, afirmou o Diretor.

A última mesa do Seminário teve como palestrante a Diretora da Regional São Paulo da Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FENEA), Jeana Barreiro, que tratou do tema: “Ensino de Arquitetura e Urbanismo e a Visão do Estudante”. Ela apresentou os principais projetos e discussões da entidade e enfatizou os problemas enfrentados em relação à formação profissional, bem como criticou o processo de mercantilização da educação, com foco nos prejuízos aos estudantes.

Avaliação positiva
Para o Vice-Presidente do CAU/SP, Gustavo Ramos Melo, “o objetivo dos Seminários é nos aproximarmos das Instituições, conhecermos as dificuldades existentes na questão de ensino para podermos ajudar, criando um elo entre os coordenadores de cursos de Arquitetura e o nosso Conselho – através da Diretoria e da Comissão de Ensino e Formação Profissional do CAU/SP”.

De acordo com João Carlos Correia, chegou a hora do CAU se aproximar das escolas. Por isso, “esses encontros”, disse o Diretor, “foram concebidos para que as escolas também tenham palavra e para que o CAU/SP, ouvindo as demandas e trabalhando para cada vez mais para melhorar a nossa profissão, possa estreitar essa relação, que praticamente não existia no antigo Conselho”.

A importância do evento também foi ressaltada pela Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP), em Salto/SP, Arquiteto e Urbanista Flavia Aliotti Nogueira. Segundo ela, a relação do Conselho com os coordenadores de curso é essencial, “porque o CAU/SP é uma palavra de força dentro das Instituições. Os mantenedores têm interesse e respeito por essa organização”.

Cancelamento
Informamos que a realização do Seminário, agendado para o dia 27 de maio em Araçatuba/SP, foi cancelada pela organização do evento. As próximas edições, no entanto, estão confirmadas para os dias: 03/06, em São Carlos, e 24/09, em São Paulo (veja aqui).
Veja abaixo a Galeria de fotos do evento: 

São Paulo – Centro Universitário Belas Artes

[nggallery id=5]
*Instituições participantes: Universidade Paulista, Universidade Anhembi Morumbi, FIAM FAAM Centro Universitário, Universidade de Guarulhos, Universidade São Judas Tadeu, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Universidade Bandeirante de São Paulo, Universidade do Oeste Paulista, Centro Universitário Módulo, Universidade Cruzeiro do Sul, Universidade Cidade de São Paulo, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Universidade de São Paulo, Faculdades Integradas Dom Pedro II, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, Universidade Braz Cubas, Universidade de Sorocaba, Universidade Católica de Santos e Faculdade de Tecnologia Anchieta.

Da redação

Publicação

29.05.2013

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
23.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo