Eleições do CAU: Comissão Eleitoral Nacional divulga recorde de vagas para conselheiros nos CAU/UF – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Eleições do CAU: Comissão Eleitoral Nacional divulga recorde de vagas para conselheiros nos CAU/UF

Publicação

26.06.2023

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Eleições do CAU: Comissão Eleitoral Nacional divulga recorde de vagas para conselheiros nos CAU/UF

A Comissão Eleitoral Nacional do CAU Brasil divulgou, no dia 22/06, os números de vagas disponíveis para conselheiros dos CAU/UF nas Eleições de 2023.

Com base na Lei 12.378/2010, que regulamenta a profissão de Arquitetura e Urbanismo no país, os(as) arquitetos(as) e urbanistas de todo o país vão eleger um total de 402 conselheiros titulares nos CAU/UF, além dos 28 conselheiros do CAU/BR, para exercer o mandato 2024-2026. A votação acontecerá no dia 10 de outubro, de forma 100% online.

Os números revelam um aumento significativo na representatividade da classe, refletindo o crescimento do mercado de Arquitetura e do Urbanismo.

A Comissão Eleitoral Nacional divulgou também a lista de arquitetos e urbanistas ativos, extraída do SICCAU. Essa lista serviu como base para o cálculo do número de conselheiros em cada CAU/UF.

Confira abaixo a proporção definida pela Lei 12.378/2010:

  • Até 499 profissionais inscritos: cinco conselheiros;
  • De 500 a 1.000 profissionais inscritos: sete conselheiros;
  • De 1.001 a 3.000 profissionais inscritos: nove conselheiros;
  • Acima de 3.000 profissionais inscritos: nove conselheiros mais um para cada 1.000 inscritos ou fração, descontados os 3.000.

É importante ressaltar que a relação de profissionais considera os dados registrados até a data de 19 de junho, utilizando o endereço de correspondência declarado no Sistema de Informação e Comunicação dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo (SICCAU).

Os profissionais que desejarem corrigir ou atualizar seus dados terão até o dia 24 de setembro de 2023 para fazê-lo, garantindo a qualificação correta dos Colégios Eleitorais.

A votação é obrigatória para todos os(as) arquitetos(as) e urbanistas com menos de 70 anos.

A Comissão Eleitoral do CAU/BR também divulgou a lista de prováveis coordenadores eleitores das instituições de ensino superior, que votarão nas eleições para conselheiro do CAU/BR que representa o ensino. Veja aqui.

As Eleições do CAU 2023 proporcionam uma oportunidade única para os arquitetos e urbanistas ativos no Brasil participarem ativamente das decisões e diretrizes que afetam sua profissão. Fique por dentro desse processo democrático e ajude a construir o futuro da arquitetura e do urbanismo no país.

Fonte: CAU/BR

Publicação

26.06.2023

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
15.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo