Dia Mundial da Arquitetura celebra papel dos arquitetos contra aquecimento global – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Dia Mundial da Arquitetura celebra papel dos arquitetos contra aquecimento global

Publicação

05.10.2017

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Dia Mundial da Arquitetura celebra papel dos arquitetos contra aquecimento global

 

Em Seul, delegação brasileira recebe a bandeira da UIA; em 2020, o Rio vai sediar o 27º Congresso Mundial de Arquitetos. Imagem: Divulgação.

“Climate Change Action!” é o tema do Dia Mundial da Arquitetura 2017, comemorado anualmente na primeira segunda-feira de outubro. De acordo com a União Internacional de Arquitetos (UIA), responsável pela escolha do tema, “a ameaça da mudança climática é real. A urbanização rápida e o aumento do número de edifícios estão aumentando nosso consumo de combustíveis fósseis e a emissão de gás estufa”.

A União Internacional dos Arquitetos reúne associações profissionais de 124 países, representando cerca de 1,5 milhão de profissionais. Recentemente, o arquiteto e urbanista brasileiro Roberto Simon, atual ouvidor do CAU/BR, foi escolhido para ser o representante das Américas no Conselho Mundial da UIA.

Congresso Mundial UIA 2020
Em 2020, o Rio de Janeiro sediará o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, promovido desde 1948 pela UIA. No último dia 07/09, a entidade entregou a bandeira da entidade à delegação brasileira responsável pela organização da UIA 2020, em cerimônia realizada em Seul (sede da atual edição do Congresso Mundial).

Entre os dias 07 e 10/10, o CAU/BR realiza, também no Rio de Janeiro, a sua II Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo, que tem como tema central justamente o Congresso Mundial: “Todos os Mundos – Rumo a UIA.2020.RIO”.

O objetivo do evento é aproximar os arquitetos e urbanistas da sociedade para debater temas relevantes para Arquitetura e Urbanismo, a exemplo da renovação dos centros urbanos, as fragilidades das periferias, o impacto das novas tecnologias na reorganização das cidades, a assistência técnica para habitação de interesse social, a prática profissional, a ética e o ensino.

Publicado em 05/10/2017
Da Redação

Publicação

05.10.2017

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
19.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo