
Estão abertas as inscrições para o “Concurso Nacional Ensaios Urbanos: desenhos para o zoneamento de São Paulo”. A competição, dividida em duas categorias, tem como objetivo principal democratizar e qualificar o debate sobre o ordenamento territorial. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até às 18h do dia 27/01/2014. O edital e o cronograma do concurso estão disponíveis no site do IAB/SP.
Organizado pelo departamento de São Paulo do Instituto de Arquitetos do Brasil, o concurso quer abrir espaço para a contribuição de arquitetos e urbanistas no processo de revisão do zoneamento da cidade, que deverá ocorrer em 2014. Ao todo, 30 projetos serão premiados, totalizando 350 mil reais.
Segundo Daniel Todtmann Montadon, diretor do Departamento de Uso do Solo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo, a expectativa é que “os arquitetos forneçam um repertório de possíveis soluções” para novos parâmetros urbanísticos. Como, por exemplo, aqueles preconizados pelo novo Plano Diretor Estratégico da cidade, atualmente em análise na Câmara Municipal.
“Temos hoje uma lei [de zoneamento] que permite pouca urbanidade, pouca qualidade de interface do público com o privado e que fomenta o edifício isolado no lote. Também alguns dos seus princípios de mobilidade urbana não são sustentáveis”, complementa Montadon, referindo-se às exigências, em curso, de número mínimo de vagas de garagem.
Seguindo, assim, as diretrizes do novo plano diretor, os interessados deverão apresentar propostas e modelos de regulação urbana, que “considerem o tecido urbano existente no processo de produção e transformação de São Paulo”.
Para detalhes sobre o concurso acesse: http://iabsp.org.br/concursoensaiosurbanos/ .
Da redação