Concurso “Ensaios Urbanos” – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Concurso “Ensaios Urbanos”

Publicação

17.12.2013

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Concurso “Ensaios Urbanos”

Concurso: Ensaios urbanos
Inscrições até 10/02/2014

Estão abertas as inscrições para o “Concurso Nacional Ensaios Urbanos: desenhos para o zoneamento de São Paulo”. A competição, dividida em duas categorias, tem como objetivo principal democratizar e qualificar o debate sobre o ordenamento territorial. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até às 18h do dia 27/01/2014. O edital e o cronograma do concurso estão disponíveis no site do IAB/SP.

Organizado pelo departamento de São Paulo do Instituto de Arquitetos do Brasil, o concurso quer abrir espaço para a contribuição de arquitetos e urbanistas no processo de revisão do zoneamento da cidade, que deverá ocorrer em 2014. Ao todo, 30 projetos serão premiados, totalizando 350 mil reais.

Segundo Daniel Todtmann Montadon, diretor do Departamento de Uso do Solo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo, a expectativa é que “os arquitetos forneçam um repertório de possíveis soluções” para novos parâmetros urbanísticos. Como, por exemplo, aqueles preconizados pelo novo Plano Diretor Estratégico da cidade, atualmente em análise na Câmara Municipal.

“Temos hoje uma lei [de zoneamento] que permite pouca urbanidade, pouca qualidade de interface do público com o privado e que fomenta o edifício isolado no lote. Também alguns dos seus princípios de mobilidade urbana não são sustentáveis”, complementa Montadon, referindo-se às exigências, em curso, de número mínimo de vagas de garagem.

Seguindo, assim, as diretrizes do novo plano diretor, os interessados deverão apresentar propostas e modelos de regulação urbana, que “considerem o tecido urbano existente no processo de produção e transformação de São Paulo”.

Para detalhes sobre o concurso acesse: http://iabsp.org.br/concursoensaiosurbanos/ .

Da redação

 

Publicação

17.12.2013

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
15.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo