Comissões de Ética do CAU/BR e dos CAU/UF debatem redes sociais – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Comissões de Ética do CAU/BR e dos CAU/UF debatem redes sociais

Publicação

13.06.2022

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Comissões de Ética do CAU/BR e dos CAU/UF debatem redes sociais

O CAU Brasil promoveu nos dias 09 e 10/06 em São Paulo o 21º Seminário Regional da Comissão de Ética e Disciplina, com a presença de conselheiros estaduais de diversos CAU/UF.

O encontro teve como objetivo produzir um Guia de Boas Práticas nas Mídias Sociais para Serviços de Arquitetura e Urbanismo.

“Nós sabemos que os arquitetos e urbanistas têm muita necessidade de usar os meios digitais para se fazer presentes no mercado”, afirmou o coordenador da Comissão de Ética e Disciplina do CAU Brasil, conselheiro Fabricio Santos (AM).

Conselheiros em reunião do CAU Brasil.
Conselheiros da Comissão de Ética e Disciplina do CAU Brasil Giedre Ezer (ES), o coordenador Fabricio Santos (AM) e Matozalém Santana (TO)

O conselheiro esclarece que existem leis e regramentos que orientam a atuação ética dos profissionais, porém essas normas não estão completamente adaptadas para as plataformas e serviços que surgem a cada dia.

“Queremos orientar os arquitetos sobre como atuar da melhor maneira possível, com ética, cuidado e respeito. Sempre buscando a valorização da profissão”, disse.

Em dois dias de eventos, conselheiros estaduais e federais debateram temas como a oferta de serviços de Arquitetura e Urbanismo pela internet, formação ética dos estudantes e direitos autorais de arquitetos e urbanistas.

O objetivo foi envolver todos os CAU/UF na formatação do “Guia de Boas Práticas nas Mídias Sociais para Serviços de Arquitetura e Urbanismo”.

Duas palestras ajudaram a organizar os debates. Primeiro, o conselheiro do CAU/DF, Ricardo Meira, falou sobre “Redes Sociais: Ética e Atuação do CAU”.

No segundo dia do evento, o conselheiro do CAU Brasil Matozalém Santana (TO) ministrou uma palestra sobre Código do Consumidor e apresentou um estudo de diversos casos de venda de projetos e serviços de Arquitetura e Urbanismo na internet.

Houve ainda uma reunião dos coordenadores das Comissões de Ética e Disciplina dos CAU/UF para compartilhamento dos planos de trabalhos e troca de experiencias.

“É importante destacar que a Comissão de Ética e Disciplina não tem o papel de punir, mas de orientar os profissionais”, afirmou o conselheiro Fabricio Santos.

 

Palestra em reunião do CAU Brasil.
Conselheiro do CAU Brasil Matozalém Santana (TO) ministrou palestra sobre Código do Consumidor e casos de venda de projetos na internet

“É preciso estarmos atuantes para que a imagem dos arquitetos e urbanistas não seja prejudicada junto à sociedade. Isso não é censurar nem limitar, mas incentivar as formas corretas de trabalho”, disse.

Publicado em 13/06/2022
Fonte: CAU/BR

Publicação

13.06.2022

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
27.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo