Comissão apresenta proposta de regulamento para eleição do CAU – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Comissão apresenta proposta de regulamento para eleição do CAU

Publicação

13.05.2014

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Comissão apresenta proposta de regulamento para eleição do CAU

Neste ano os arquitetos e urbanistas brasileiros vão escolher seus representantes no CAU/BR e nos CAU/UF. A eleição vai definir os conselheiros federais e estaduais, titulares e suplentes, que estarão à frente do CAU de 2015 a 2017. O voto será pela internet e é obrigatório para todos os arquitetos e urbanistas registrados no Conselho.

Durante a 30ª Reunião Plenária do CAU/BR, realizada em Brasília nos dias 8 e 9 de maio, foi apresentada minuta de regulamento para a eleição. Leia aqui a minuta de regulamento. Agora os interessados têm até o dia 21 de maio para apresentarem suas sugestões, enviando-as para o email ctre@caubr.gov.br. De acordo com o conselheiro Fernando Costa (RN), coordenador da Comissão Temporária de Regulamentação Eleitoral, foram mantidos os princípios e regras do processo eleitoral de 2011, com acréscimo de alguns dispositivos das eleições extraordinárias de 2013. “Para que não haja nenhuma dúvida ou problema, decidimos manter o processo dos anos anteriores”, disse Fernando. “Esse é o momento de criar uma cultura de eleição. Estamos trabalhando para garantir que as eleições sejam realizadas com bastante zelo. Devemos isso aos arquitetos e à sociedade”.

De acordo com a minuta de regulamento, a votação aconteceria no dia 5 de novembro, exclusivamente pela internet. As inscrições de candidatura seriam realizadas de 8 a 19 de setembro. Todos os arquitetos e urbanistas brasileiros registrados no CAU podem se candidatar, desde que atendam aos seguintes requisitos: estar em dia com as anuidades e não estar cumprindo pena ou sanção imposta por condenação judicial ou pelos tribunais de contas, nem sanção por falta ético-disciplinar decorrente de decisão transitada em julgado no âmbito do CAU.

As chapas inscritas devem conter candidatos a conselheiro titular e suplente. Cada arquiteto e urbanista poderá concorrer a apenas um cargo. O processo eleitoral seria conduzido por uma Comissão Eleitoral Nacional e por comissões estaduais.

Para o CAU/BR, serão eleitos 27 conselheiros federais, um representante para cada estado, mais um conselheiro representante das instituições de ensino superior.

Para os CAU/UF, serão escolhidos os conselheiros estaduais. O novo mandato para o CAU/BR e os CAU/UF começa no dia 1º de janeiro de 2015 e vai até 31 de dezembro de 2017.

 

Fonte: CAU/BR

Publicação

13.05.2014

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
15.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo