Centenas de profissionais comparecem à edição do “Capacita Arquiteto e Urbanista” em Santos – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Centenas de profissionais comparecem à edição do “Capacita Arquiteto e Urbanista” em Santos

Publicação

20.07.2017

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Centenas de profissionais comparecem à edição do “Capacita Arquiteto e Urbanista” em Santos

[imagebrowser id=129]

O evento “Capacita Arquiteto e Urbanista”, realizado entre 10 a 14 de julho, em Santos, teve 571 inscrições e 301 presenças durante os 5 dias de evento, reunindo arquitetos e urbanistas, e estudantes, do próprio município sede e das cidades próximas, a exemplo de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, São Vicente, Praia Grande, Mogi das Cruzes, Santo André, Guarulhos, São Paulo, e até de São José do Rio Preto, a mais de 500 km de distância.

A semana de capacitação foi a segunda edição do projeto, que teve seu evento piloto realizado entre os dias 05 e 09 de junho na Estância Turística de Salto, próxima à Itu, na Região Metropolitana de Sorocaba.

A finalidade principal do projeto é fornecer a capacitação profissional do arquiteto e urbanista, promovendo a discussão sobre pontos exclusivos da profissão, atualizações, temas de interesse tecnológico e novidades nas diversas áreas de atuação e suas atribuições técnicas, fomentando o conhecimento, a criatividade, inovação e dinamismo nas práticas e conhecimentos de Arquitetura.

Promovido pelo CAU/SP, com organização da Diretoria de Relações Institucionais, conforme Plano de Ação 2015/2017, o Projeto CAPACITA foi idealizado a partir das parcerias não onerosas do Conselho com entidades e organizações sociais que promovem estudos e conceitos para desenvolvimento de produtos e suas aplicações no segmento da Arquitetura e Urbanismo.

Estiveram presentes como palestrantes: o Eng. Civil Ricardo Humberto Moschetti, da ABCP; a Eng.ª Civil Márcia Melo, da ACERVIR; a Arq.ª Urb. Nayara Mármore e a Tec.ª em Ed. Milena Palmijiano, da Arquitetura BIM, representantes da GRAPHISOFT; a Eng.ª Civil Cristiane Spíndola e o Arq. Urb.  César Augusto Neves de Oliveira, da ABCEM e a Eng.ª Civil Iria Doniak da ABCIC.

Os temas trabalhados nesta semana foram:
“Soluções para Cidades: Mobilidade e Permeabilidade Urbana”, apresentando Arquitetura de produtos, diretrizes de projeto e execução de passeios com sistemas à base de cimento, contextualizando a importância do passeio público diante da Política Nacional de Mobilidade Urbana, apresentando melhores práticas de aplicação e abordando conceitos e aplicações dos pavimentos permeáveis.

“Alvenaria Cerâmica Estrutural”, englobando a realização de leitura e interpretação de projetos, noções sobre o sistema construtivo e a execução da alvenaria estrutural.

“Demonstração do Software ArchiCAD BIM” com a introdução à tecnologia BIM, suas funcionalidades e aplicações, apresentando o ArchiCAD BIM, produto objeto de parceria entre GRAPHISOFT e CAU/BR.

“Estruturas Metálicas em Obras de Multiandares”, explicitando os elementos estruturais que compõem as obras de multiandares executadas em estruturas metálicas/mistas e comparativos para elaboração de projetos mais econômicos

“Tecnologia de Coberturas e Fechamentos Metálicos”, expondo ao público as tecnologias existentes, bem como as novas tecnologias, através de metodologia especifica o detalhamento correto de especificações técnicas, de forma a assegurar a qualidade de projeto x obra executada.

“Pré-fabricados em concreto: Do projeto à obra pronta”, apontando os benefícios da utilização de pré-fabricados, as evoluções da tecnologia e suas utilizações nos mercados atuais e seus diferenciais em relação aos outros sistemas construtivos.

A previsão da Diretoria de Relações Institucionais é de que até o fim do ano sejam atendidas mais oito cidades do Estado, realizando em média duas semanas de capacitação a cada mês.

O objetivo é buscar sempre o aprimoramento do evento a cada edição, o que é possível através da avaliação das pesquisas de satisfação preenchidas pelos participantes, além de constantemente realizar conversas com outras entidades para acolher novos parceiros, ampliando os temas propostos.

Os profissionais devem receber o certificado por meio virtual, que comprova a participação e o empenho em obter atualização constante, e vai de encontro a uma das premissas deste Conselho, que é a valorização da profissão.

Publicado em 20/07/2017
Da Redação

Publicação

20.07.2017

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
27.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo