CAU/SP realiza Seminário de Capacitação para discutir o Conselho que queremos – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

CAU/SP realiza Seminário de Capacitação para discutir o Conselho que queremos

Publicação

03.07.2012

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

CAU/SP realiza Seminário de Capacitação para discutir o Conselho que queremos

[slideshow id=3]

Aconteceu nos dias 29 e 30 de junho de 2012 o 1° Seminário de Capacitação do CAU/SP com a ampla participação de conselheiros titulares, conselheiros suplentes, funcionários e convidados. Sob a coordenação do Diretor de Relações institucionais do CAU/SP, Claudio Mazzetti, a mesa foi composta pelo presidente do CAU/SP, Afonso Celso Bueno Monteiro, o vice-presidente do CAU/SP Gustavo Melo, o conselheiro federal do CAU/BR por São Paulo, Miguel Pereira, o conselheiro federal adjunto do CAU/BR por São Paulo, Daniel Amor e o presidente da Federação Nacional dos Arquitetos, Jefferson Salazar.

Com o objetivo de ampliar o ambiente de participação e nivelar informações entre todos os conselheiros e funcionários a dinâmica adotada buscou, após as apresentações dos palestrantes e discussões nos grupos de trabalho, identificar os entraves e as dificuldades iniciais na implantação do CAU/SP.

O primeiro tema Modelos de gestão aplicáveis à natureza jurídica do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (1) foi apresentado pelo professor Fábio Cammarota, que ao final de sua explanação cita Albert Einstein com o seu conceito da palavra insanidade – fazer as mesmas coisas e esperar resultados diferentes, ou seja, a necessidade posta de buscar alternativas que não reproduzam os modelos existentes e já pré-concebidos, reflexão essa que vai de encontro ao desejo e sentimento dos arquitetos e urbanistas em relação ao seu Conselho Profissional: “criar um Conselho moderno, o mais distante possível do engessamento burocrático, e acessível, de forma amigável, a todos os profissionais, fortalecendo, desta forma democrática, a instituição e sua direção legitimamente escolhida pela categoria”.

O processo de capacitação teve continuidade na criação, durante o seminário, de 3 grupos de trabalho com seus respectivos relatores. Após as apresentações das discussões no plenário, o diretor Claudio Mazzetti sugeriu a continuidade dos trabalhos em reuniões na sede do CAU/SP para que, após a sistematização pelos relatores dos grupos, juntamente com o relator geral, o arquiteto e urbanista Juan Luis Rodrigo Gonzalez, os pontos elencados sirvam de base para reflexões e discussões pelo Plenário do CAU/SP, já a partir da próxima Sessão Plenária do Conselho em 26/07/2012.

A Diretora Geral do CAU/BR arquiteta e urbanista Mirna Cortopassi Lobo apresentou O SICCAU em toda a sua abrangência (2), com dados atualizados que as entidades de arquitetos e urbanistas conheciam através da sua atuação classista, como por exemplo, a falta de arquitetos e urbanistas em 33% dos municípios brasileiros.

O arquiteto e urbanista Johaness Eck, ex-diretor do SASP, na década de 80, apresentou o painel sobre A história da criação da Lei 12.378/2010 (3), a qual foi acompanhada por ele nos últimos anos atuando na Subchefia de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil da Presidência da República, setor esse que analisou o projeto de lei que, depois de sancionado pelo Presidente Lula, recebeu o número de Lei Federal 12.378/2010. Ao final de sua apresentação e após os debates. O palestrante recebeu a Manifestação do CAU/SP (4) contrária ao Projeto de Lei Nº.2043/2011, que pretende dar atribuição profissional para leigos na área de paisagismo.

O conselheiro federal do CAU/BR por Santa Catarina, Roberto Simon, apresentou o painel sobre O paradigma do CAU (5) abordando as experiências sobre outros conselhos no mundo, mostrando a dimensão e a importância da inserção do CAU no contexto internacional.

Ao término do evento, os participantes se manifestaram aplaudindo e elogiando a alta qualidade dos palestrantes, pelo conteúdo e organização do evento.

O Relatório Final desse 1° Seminário de Capacitação do CAU/SP, com a sistematização das discussões nos Grupos de Trabalho, será remetido a todos os conselheiros e participantes.

Documentos:
1. Matriz CAU/SP 29|06|2012
2. O SICCAU em toda a sua abrangência
3. História da Criação da lei 12.378/2010
4. Manifestação do CAU/SP lei 12.043/2011 – Paisagismo
5. O paradigma do CAU

Publicação

03.07.2012

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
24.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo