
O CAU/SP inaugurou em Santos, sexta-feira 30/05, sua terceira sede regional que atenderá a Baixada Santista e região. A regional de Santos funcionará no mesmo local da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS), localizada no bairro Boqueirão.
O Presidente do CAU/SP, Afonso Celso Bueno Monteiro, ressaltou a importância de descentralizar a instituição para, assim, atender, cada vez mais, arquitetos e urbanistas do estado todo. “A inauguração dessas sedes vai capilarizar nosso Conselho”, disse ele. “Estamos integrados com todos os arquitetos e urbanistas por meio da internet, mas é também importante uma sede fixa que promova encontros, palestras e cursos e esteja sempre ao lado do profissional, como essa, que atenderá a cidade de Santos e toda a região”.
A reitora da Universidade Santa Cecilia, Silvia Teixeira Penteado, lembrou que a inauguração da regional de Santos é um fato histórico para os arquitetos e urbanistas da região. “Essa sede será determinante na identidade do corpo de arquitetura da região, construindo um polo aglutinador da ética profissional, da qualidade de recurso humano e no posicionamento do arquiteto”.
“Temos orgulho de dizer que também lutamos para que o CAU/SP viesse para nossa região”, afirmou Ademar Salgosa Júnior, presidente da AEAS. “Só temos a ganhar com a presença do Conselho, que promoverá eventos importantes, valorizará nossos profissionais e os manterão próximos à nossa casa”.
O presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos, Carlos Vilhena destacou a importância das regionais do Conselho. “Uma sede regional tem o importante papel de realizar uma fiscalização inteligente, que seja eficiente e que contribua para que tenhamos sempre profissionais de qualidade”.
“A proximidade com os profissionais é um aspecto decisivo para os conselhos, o que promove debates, discussões e reflexões. A inauguração das sedes regionais dos CAU/SP será muito eficaz nesses pontos”, analisou o presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos (AEA) do ABC, Luiz Moretti.
Também prestigiaram o evento a Diretora Técnica do CAU/SP, Marcia Mallet, o Diretor de Ensino e Formação Adjunto, Mário Yoshinaga, e os conselheiros paulistas Ana Maria de Biazzi Dias de Oliveira e Eduardo Abu.
A primeira sede regional do CAU/SP foi inaugurada no em abril, em São José dos Campos, e a segunda, em Santo André, no início de maio. Mogi das Cruzes, Bauru e Campinas estão entre as cidades que, em breve, deverão receber uma sede regional.
Presente
A arquiteta e urbanista Adriana Maria Yamauti presenteou a sede com uma mandala, pintada a mão com pigmentos naturais de terras brasileiras. O artigo foi feito especialmente para a regional Baixada Santista e representa “força energética positiva”
Da redação
Veja mais fotos: [nggallery id=11]