CAU/SP lança campanha sobre importância do ensino presencial em Arquitetura e Urbanismo – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

CAU/SP lança campanha sobre importância do ensino presencial em Arquitetura e Urbanismo

Publicação

25.04.2019

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

CAU/SP lança campanha sobre importância do ensino presencial em Arquitetura e Urbanismo

Em uma série de vídeos já disponíveis em seu canal no site YouTube, o CAU/SP apresenta depoimentos de profissionais arquitetos e urbanistas sobre a importância do ensino presencial na formação na área. Em março, uma deliberação do Plenário do CAU/BR decidiu que os CAU/UF não devem registrar egressos de cursos de Arquitetura e Urbanismo realizados na modalidade a distância.

Para o Conselho, a formação remota não prepara adequadamente o estudante e constitui prejuízo para a segurança e bem-estar da sociedade.

Outros conselhos profissionais, a exemplo dos enfermeiros, dos veterinários e dos dentistas, também manifestam críticas à formação integral de profissionais por meio do ensino a distância.

Confira abaixo os primeiros depoimentos da série de vídeos preparada pelo CAU/SP

 


José Antonio Lanchoti, Coordenador da Comissão de Ensino e Formação do CAU/SP: “Todos nós sabemos que, para ser um arquiteto e urbanista, você precisa associar a teoria e a prática. Esse conjunto de informações que a gente recebe, de forma presencial, permite que o aluno, junto com os professores, e os colegas (…) possam trocar experiências. Isso enriquece muito a formação desse profissional.”


Gilberto Belleza, ex-presidente do CAU/SP e professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie: “A recente decisão do CAU/BR pela inviabilidade da doação do registro profissional aos profissionais oriundos do ensino a distância (…) mostra o quão importante é a formação desse profissional dentro uma instituição universitária que dê cursos diretamente aos alunos”.


Lilian Dal Pian, arquiteta e urbanista: “O curso de Arquitetura apresenta uma complexidade em seu conteúdo que exige uma interação presencial entre professor e aluno. E por ser uma profissão de ofício, requer também uma série de atividades didáticas, práticas, que precisam ser acompanhas e orientadas presencialmente”.


Lúcio Gomes Machado, arquiteto e urbanista, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP: “A prática profissional do arquiteto e urbanista é exercida predominantemente em grandes e médias equipes. E a troca de experiências durante o aprendizado é uma forma dele [o futuro profissional] também se habituar a trabalhar e criar em equipe”.


Renato Dal Pian, arquiteto e urbanista, professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie: “Eu vejo a educação como um ato social (…), que requer espaços que favoreçam o encontro, a convivência, a comunicação, a formação e a troca de conhecimento. No caso específico da Arquitetura e Urbanismo, essa necessidade se enfatiza, uma vez em que o aprendizado e o desenvolvimento da profissão acontecem coletivamente.”

 

Saiba mais: CAU/BR decide por recusa de registro profissional a egressos dos cursos por Ensino a Distância

Reportagem aborda decisão de negar registro a egressos dos cursos de EaD


Publicado em 25/04/2019

Da Redação

Publicação

25.04.2019

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
12.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo