CAU/SP e 13ª Bienal de Arquitetura promovem percursos pela capital – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

CAU/SP e 13ª Bienal de Arquitetura promovem percursos pela capital

Publicação

01.06.2022

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

CAU/SP e 13ª Bienal de Arquitetura promovem percursos pela capital

A série de percursos faz parte da programação da 13 Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo. Crédito: Estudio Ceda el paso

O CAU/SP convida os profissionais e cidadãos interessados a participar de uma série de percursos –entre os dias 05 e 26/06 — promovidos pelo Conselho na capital como parte da 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo.

É necessário inscrição prévia. Os percursos têm duração de três a cinco horas, com roteiros específicos para o Centro Histórico, os bairros da Liberdade e do Canindé, e a Ilha do Bororé.

Esta série integra o projeto 10+_Ocupação, que visa a transformar a sede do CAU/SP numa Casa da Arquitetura e Urbanismo articulada ao território que ocupa e a suas dinâmicas inerentes.

A 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo – Travessias, aberta no último dia 27 e que encerra no dia 22/07, pretende chamar atenção para tentativas de apagamento e os consequentes movimentos coletivos de resistências relacionados à arquitetura, à tecnologia, as formas de habitar e de se agrupar.

Estas tentativas de apagamento encontram pouco ou nenhum lugar na historiografia, nas exposições ou nas grades curriculares da Arquitetura e do Urbanismo e, no entanto, estão presentes nas conformações físicas e simbólicas de nossos territórios.

Nova sede é o ponto de partida

O local de início dos roteiros é a nova sede do CAU/SP, na Rua Quinze de Novembro, 194. Todos são ancorados em temáticas específicas do campo da Arquitetura e Urbanismo alinhadas com as Comissões do Conselho: ATHIS; Equidade e Diversidade; Patrimônio Cultural; e Mobilidade.

Os percursos foram construídos pelo arquiteto e urbanista Ricardo Luis Silva e Jéssica de Souza Andrade do Estudio Ceda el paso em colaboração com especialistas, conselheiras e funcionários do CAU/SP. As atividades vão contar com suporte de mapas e livretos.

Programação
Dia 05/06/2022, das 09h às 12h: Centro – Morar e Resistir
Dia 12/06/2022, das 09h às 14h: Canindé – Várzeas Plurais
Dia 15/06/2022, das 09h às 15h: Liberdade – Patrimônios de Apagamentos
Dia 26/06/2022, das 08h30 às 17h: Ilha do Bororé – Temporalidades

Ponto de encontro na sede do CAU/SP
Rua Quinze de Novembro, 194 – Centro Histórico (próximo das estações de metrô Sé e São Bento)
São Paulo/SP
Saiba mais: bienaldearquitetura.org.br/chamada-de-trabalhos

Atualizado em 01/06/2022
Da Redação

Publicação

01.06.2022

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
15.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo