CAU/SP de portas abertas: 16/08 Lançamento do livro “Salvador Candia, arquiteto” – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

CAU/SP de portas abertas: 16/08 Lançamento do livro “Salvador Candia, arquiteto”

Publicação

10.08.2022

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

CAU/SP de portas abertas: 16/08 Lançamento do livro “Salvador Candia, arquiteto”

Por meio de Edital de Chamamento Público realizado pelo CAU/SP no ano passado, a Fundação Stickel, instituição que desenvolve projetos como palestras, exposições e publicação de livros, produziu a obra “Salvador Candia, arquiteto”, dedicada à história do arquiteto e professor universitário Salvador Candia.

A ideia do livro – um projeto complementar da realização do curso online sobre a carreira e as produções de Candia – contempla os projetos realizados pelo profissional ao longo de sua carreira, enfatizando principalmente seus projetos na cidade de São Paulo, local que residiu, lecionou e exerceu a profissão de arquiteto até o seu falecimento, no começo da década de 90.

Com autoria de Eduardo Ferroni em parceria com a Editora Monolito, o lançamento do livro acontece 16/08 (terça-feira), na sede do CAU/SP, a partir das 18h30. O evento contará com a participação do autor da obra, Eduardo Ferroni, e Fernando Serapião, editor do livro. Além da presença da Presidente do CAU/SP, Catherine Otondo, que irá realizar a abertura e recepção dos presentes.

Catherine Otondo, presidente do CAU/SP, comenta a importância da produção da obra sobre o Arquiteto e destaca sua relação com a obra de Candia:

“Uma das obras de maior destaque do arquiteto Salvador Candia é o conjunto da Galeria Metrópole (1956), situado na Avenida São Luís, na cidade de São Paulo. Trata-se de um marco na paisagem urbana da cidade, com um programa multifuncional que agrega escritórios, lojas e até um cinema; composto por um embasamento e uma torre. O edificio integra, numa ação ainda hoje contemporânea, o lote à cidade. Com suas linhas discretas e elegantes passa, porém, desapercebido pela maioria dos pedestres que cruzam suas galerias. 

É com grande satisfação que o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP apresenta o resultado do projeto Salvador Candia: registro e difusão, desenvolvido pela Fundação Stickel no âmbito do Termo de Fomento nº 032/2021 do CAU/SP que, por meio de Edital de Chamamento Público, celebrou parcerias para a execução de projetos de interesse da Arquitetura e Urbanismo.  

O ato de trazer visibilidade e fomento ao conhecimento histórico da obra de arquitetas, arquitetos e urbanistas que desenham nossas cidades amplia o alcance de nossa ação enquanto profissionais.

O fomento à produção de experiências e saberes de relevância para o amplo campo de atuação da Arquitetura e do Urbanismo é uma prática já reconhecida de nosso Conselho. A atual gestão do CAU/SP traz, através de seu Planejamento Estratégico elaborado em 2021, novos projetos estruturantes, voltados à Valorização Profissional. 

Nesse contexto, seguimos acreditando que o papel do Conselho deva ser estendido para um campo ampliado de ações, tais como do fomento e da difusão de saberes, práticas e conhecimentos relacionados à Arquitetura e Urbanismo, com ênfase nas dimensões pública e social, valorizando a diversidade da profissão e dos profissionais arquitetos urbanistas, assim como disseminando importantes conteúdos e reflexões junto à sociedade.

 
Serviço  
Lançamento do livro “Salvador Candia”   
Dia 16 de agosto de 2022  
Das 18h30 às 21h30  
Sede do CAU/SP  
Rua Quinze de Novembro, 194 – Centro Histórico (próximo da estação de metrô São Bento) 
São Paulo/SP 

 

Publicado em 10/08/2022
Da Redação

Publicação

10.08.2022

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
23.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo