
Um Memorando de Entendimento será firmado entre o CAU/SP e o CAU/BR para formalização do diálogo entre os órgãos a respeito do Projeto de Acreditação de Cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo – uma iniciativa do CAU/BR. A decisão foi tomada nesta quinta-feira, dia 28/06, durante a 6ª Sessão Plenária Ordinária do CAU/SP, que aconteceu na capital paulista.
“Temos em São Paulo quase 170 Instituições de Ensino Superior que oferecem cursos de Arquitetura e Urbanismo e um terço dos estudantes está aqui. É fundamental, portanto, a nossa participação no processo de construção deste projeto, já iniciado pelo CAU/BR”, afirmou o Presidente do CAU/SP, José Roberto Geraldine Junior.
O projeto de acreditação de cursos prevê a adesão voluntária das Instituições de Ensino Superior para a certificação de qualidade acadêmica, a partir de determinados critérios, entre eles: o atendimento das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, do documento Perfis da Área & Padrões de Qualidade para os Cursos de Arquitetura e Urbanismo e a verificação dos itens relativos a uma formação profissional considerada de qualidade.
“Com isto, o CAU procura contribuir para estabelecer critérios elevados de qualidade para os cursos de graduação, buscando a melhoria permanente da formação em nível superior, necessária para a promoção do desenvolvimento educacional, econômico, social, político e cultural do Brasil”, explica José Antonio Lanchoti, coordenador da Comissão de Ensino e Formação do CAU/SP.
De acordo com Lanchoti, a intenção é de que o projeto piloto aconteça também em São Paulo. “A Acreditação é um processo comum em diversos países e um instrumento que pode contribuir para a qualificação da formação profissional dos arquitetos e urbanistas brasileiros. Por isso, São Paulo deve dar a sua contribuição na construção dessa ferramenta”.
No próximo período, a CEF do CAU/SP deve promover um seminário interno para discussão e formulação de propostas para contribuição ao projeto.
Publicado em 29/06/2018
Da redação