CAU Brasil lança portal sobre internacionalização de serviços de Arquitetura e Urbanismo – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

CAU Brasil lança portal sobre internacionalização de serviços de Arquitetura e Urbanismo

Publicação

10.04.2023

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

CAU Brasil lança portal sobre internacionalização de serviços de Arquitetura e Urbanismo

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU Brasil), por meio da Comissão de Relações Institucionais e Internacionais (CRI), lança o Portal de Internacionalização.

O site tem o objetivo de divulgar vantagens competitivas da arquitetura brasileira no mercado internacional e criar uma rede de relacionamentos entre profissionais para trocar informações, trazer conhecimentos sobre inovação, tecnologia, oportunidades e eventos relacionados ao tema.

Com versão em português, inglês e espanhol, o portal é uma ferramenta estratégica para suporte à exportação dos serviços de Arquitetura e Urbanismo que visa a identificar e divulgar as vantagens competitivas da área no mercado internacional e sinalizar como superar as barreiras e obstáculos para exportação.

A interação entre profissionais de Arquitetura e Urbanismo brasileiros com profissionais e acadêmicos internacionais pode beneficiar o setor com o aumento de conhecimento, inovação, tecnologia e novas oportunidades de negócios.

 

II Fórum Internacional de Conselhos, Ordens e Entidades de Arquitetura e Urbanismo, realizado na Embaixada de Portugal, em Brasília.

A ideia do lançamento do Portal surgiu a partir de dados revelados pela pesquisa do Núcleo de Pesquisas em Negócios Internacionais, em parceria com a Escola de Negócios da PUC-Rio, encomendada pela CRI. Segundo o estudo, a falta de conhecimentos sobre padrões e mercados internacionais são barreiras para a internacionalização das empresas.

A atuação no mercado exterior, quando existente, se concentra em um grupo de profissionais de Arquitetura e Urbanismo que tiveram vivência de morar ou estudar fora. Por outro lado, a pesquisa também mostra que a falta de contatos com parceiros no mercado externo lidera entre as principais barreiras para a exportação da arquitetura brasileira. Em seguida, estão a falta de experiência internacional e a falta de regulamentação sobre importação de serviços de arquitetura no mercado de destino.

No Portal está disponível conteúdo sobre internacionalização, entrevistas com arquitetos que já atuam fora do Brasil como, por exemplo, Portugal, Estados Unidos e Alemanha, acordos internacionais, links para sites, entre outros materiais relacionados ao tema.

Acesse o Portal de Internacionalização: Clique aqui.

Fonte: CAU/BR

Publicação

10.04.2023

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
27.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo