CAU Brasil inicia articulação para a produção de ATHIS em escala massiva – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

CAU Brasil inicia articulação para a produção de ATHIS em escala massiva

Publicação

22.04.2021

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

CAU Brasil inicia articulação para a produção de ATHIS em escala massiva

Em reunião por videoconferência realizada nessa terça-feira, 20/04, com o Secretário de Habitação do Estado de São Paulo, Flávio Amary, a presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh deu início a uma articulação nacional para a produção de ATHIS (Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social) em escala massiva.

O próximo passo deverá ser a assinatura de convênio da Secretaria paulista com o CAU/SP, que servirá de base para os demais CAU/UF se articularem com as Secretarias de Habitação de seus respectivos Estados. O objetivo comum é a criação de programas ATHIS que ampliem a implementação da Lei 11.888/2008 em todo país, hoje restrita a ações pontuais. Esta ação pode avançar junto ao Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU), do qual o secretário Flávio Amary é o presidente.

A presidente do CAU/SP, Catherine Otondo, participou da reunião, juntamente com a Conselheira Débora Sanches e o assessor da Vice Presidência, Rafael Ambrosio.

Pelo CAU/BR, além da presidente Nadia Somekh, participou o assessor especial da Presidência, Antonio Couto Nunes. Pela Secretaria de Estado de Habitação, além do secretário Flávio Amary tomou parte a assessora jurídica Ana Braia.

Durante a reunião, a presidente do CAU Brasil expos as ações que a nova gestão está implementando em defesa da ATHIS, e agradeceu o convite feito pelo secretário para a discussão de potenciais ações conjuntas. O convite ocorreu ao se encontrarem presencialmente em gravação do programa Cidade Viva, da jornalista Ana Paula Padrão, da BandNews TV, há poucos dias (o programa irá ao ar em breve).

“É intenção desta gestão sensibilizar a população sobre a importância do trabalho do arquiteto e urbanista, especialmente para as áreas mais vulneráveis, em uma perspectiva mais social”, afirmou Nadia Somekh.

A presidente do CAU/SP, Catherine Otondo, reforçou o alinhamento do CAU/SP com a proposta da Secretaria e a disposição em atuar em conjunto, para promover ações efetivas em torno da promoção de ações de melhorias habitacionais no estado.

O secretário Flávio Amary ressaltou que, além do papel de regular a profissão, o CAU tem importância fundamental na construção de uma cidade melhor, melhorar a qualidade de vida para as pessoas.  Ele apresentou algumas ações da Secretaria que poderiam ter apoio do CAU em um primeiro momento. Citou, entre outros,  projeto de melhoria habitacional – com recursos no valor aproximado de R$ 50 milhões de reais.

Foi proposta uma nova reunião do grupo em duas semanas para alinhamento dos termos do convênio.

 

Publicado em 22/04/2021
Fonte: CAU/BR

Publicação

22.04.2021

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
21.02.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo