CAU/BR: nota oficial com esclarecimentos sobre o PL 3081/2022 – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

CAU/BR: nota oficial com esclarecimentos sobre o PL 3081/2022

Publicação

10.01.2023

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

CAU/BR: nota oficial com esclarecimentos sobre o PL 3081/2022

Camara dos Deputados
Plenário da Câmara dos Deputados na capital federal. Crédito: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil presta os seguintes esclarecimentos aos profissionais de Arquitetura e Urbanismo sobre o PL 3081/2022, em tramitação na Câmara dos Deputados desde 22/12/22, propondo a desregulamentação de diversas profissões:

  1. A Lei 12.378/2010, que regulamentou o exercício da Arquitetura e Urbanismo e criou o conjunto autárquico do CAU, não consta da lista das legislações cuja revogação é proposta pelo PL, ao contrário de proposições anteriores, quando o CAU agiu prontamente e conseguiu impedir sua progressão.
  2. De qualquer forma, o Regimento Interno da Câmara prevê em que “Finda a legislatura, arquivar-se-ão todas as proposições que no seu decurso tenham sido submetidas à deliberação da Câmara e ainda se encontrem em tramitação” (Art. 105). Apenas não serão arquivados os projetos de código, de iniciativa popular, de tratados internacionais e de concessão de rádio e TV, além daqueles relativos às contas do presidente da República e os oriundos da Câmara emendados pelo Senado.
  3. O CAU Brasil entende ser fundamental a regulamentação da profissão de arquiteto e urbanista, sem a qual haveria riscos à segurança e saúde dos cidadãos, além de patrimoniais.
  4. O CAU Brasil vem tendo uma atuação permanente no Congresso Nacional para monitoramento de proposições que digam respeito à categoria, agindo prontamente para neutralizar aquelas que interfiram na atuação profissional, em prejuízo da proteção da sociedade.

 

Nadia Somekh
Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil
29 de dezembro de 2022

 

Fonte: CAU/BR

Publicação

10.01.2023

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
04.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo