CAU/BR: Frente parlamentar incentiva atuação das mulheres no setor da construção civil – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

CAU/BR: Frente parlamentar incentiva atuação das mulheres no setor da construção civil

Publicação

30.03.2023

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

CAU/BR: Frente parlamentar incentiva atuação das mulheres no setor da construção civil

O CAU representou os profissionais no lançamento da frente, na Câmara dos Deputados. Crédito: CAU/BR

A Câmara Federal lançou na quarta-feira, 30/03, a Frente Parlamentar de Fomento à Qualificação, Inclusão e Subsistência das Mulheres na Construção Civil.

A iniciativa pretende alavancar a contratação de mulheres em todos os níveis do setor e tem à frente a deputada Rogéria Santos (Republicanos-BA). A presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh, e a 1ª vice-presidente, Daniela Sarmento, participaram do lançamento, que aconteceu no auditório Freitas Nobre.

Convidada a usar a tribuna, a presidente Nadia Somekh parabenizou a deputada pela iniciativa e colocou o CAU à disposição para contribuir com o esforço da frente.

A presidente lembrou que mais de 80% das edificações são construídas sem assistência técnica profissional de arquitetos ou engenheiros e que 25 milhões das moradias são precárias no Brasil. É diante deste cenário que o Conselho vem procurando posicionar os profissionais.

“Somos 212 mil arquitetos e arquitetas no país e 65%, mulheres. Nosso compromisso é melhorar a vida do país”, disse a presidente.

 

Nadia Somekh
A presidente do CAU/BR, Nadia Somekh, apresentou os projetos do CAU por valorização profissional e mais representatividade para as mulheres. Crédito: CAU/BR

Nadia falou sobre as ações desenvolvidas pelo CAU para o avanço da representatividade, atualmente ampliada no escopo da Comissão Temporária de Políticas Afirmativas.

A presidente ainda aproveitou a presença das deputadas Rogéria Santos, Franciane Bayer (Republicanos-RS), Soraya Santos (PL – RJ), Maria Rosas (Republicanos-RS) e Yandra Moura (UNIÃO – SE) para pedir apoio ao projeto de Lei do Microempreendedor Profissional (MEP). “Este projeto propõe a redução do sistema tributário e valoriza o nosso trabalho ao formalizar profissionais que hoje estão fora do mercado”, observou.

 

A arquiteta e urbanista Jeanne Versari, vice-presidente Daniela Sarmento, presidente Nadia Somekh, Pollyane Siqueira de Padua de Araújo, funcionária da presidência; e o presidente do CAU/CE, Lucas Muniz durante o lançamento da frente

Na véspera, o CAU também participou do lançamento da campanha nacional de combate à violência política contra as mulheres no Salão Nobre da casa legislativa. O evento contou com a presença das ministras das Mulheres, Aparecida Gonçalves; e da Igualdade Racial, Anielle Franco; do presidente da Câmara, Arthur Lira e diversas outras autoridades. Leia mais

Mais mulheres na construção civil

As frentes parlamentares são associações de deputados e senadores de vários partidos para debater temas de interesse da sociedade. Segundo Rogéria Santos, a Frente Parlamentar de Fomento à Qualificação, Inclusão e Subsistência das Mulheres na Construção Civil conta com o apoio de 203 deputados.

Conforme a parlamentar, a frente vai incentivar a capacitação das profissionais para ocupar mais funções no setor, fortalecendo a autonomia financeira das mulheres. Como exemplo, Rogéria Santos apresentou o programa  “Marias na Construção”, desenvolvido durante sua gestão como secretária de Políticas para Mulheres em Salvador (BA).

A iniciativa impulsiona a qualificação profissional em diversas funções, como pedreiras, pintoras, eletricistas, dentre outras, e foi premiada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) .

No entanto, a parlamentar defendeu que as mulheres estejam também nos postos administrativos. “Não se destina só a mulheres em situação de vulnerabilidade social e de baixa renda. Temos o objetivo de trazer a discussão de mais mulheres em postos gerenciais”, reforçou a parlamentar.

No mesmo dia, houve a instalação da Frente Parlamentar para o Fortalecimento da Mulher, com o objetivo de fiscalizar e acompanhar projetos de lei, programas e políticas públicas para a população feminina.

Fonte: CAU/BR

Publicação

30.03.2023

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
19.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo