CAU/BR aprova ações emergenciais para amenizar impacto da pandemia – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

CAU/BR aprova ações emergenciais para amenizar impacto da pandemia

Publicação

24.04.2020

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

CAU/BR aprova ações emergenciais para amenizar impacto da pandemia

O CAU/BR promoveu sua 100ª Plenária Ordinária. Pela primeira vez, o evento foi feito por videoconferência, com os 28 conselheiros federais participando do evento por meio da internet, devido à pandemia do coronavírus.

“Nossa 100ª Plenária está marcada pelo clima de pandemia, em meio ao isolamento social. Todo o nosso sistema está adotando o teletrabalho, realizando reuniões, comissões e plenária por meio de teleconferência”, afirmou o presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães.

Foram aprovadas sete deliberações promulgadas ad referendum pelo presidente, que tratam de ações emergenciais visando amenizar os impactos econômicos da pandemia. Entre elas, o adiamento por 60 dias das parcelas da Anuidade 2020 e do Programa de Refinanciamento de Débitos (REFIS).

“Fizemos esse primeiro momento de adiamento, mas também criando as condições para que se pense numa proposta alternativa, após a análise do que ocorrer nos meses de abril e maio”, disse Luciano.

Saiba mais sobre as ações do CAU/BR contra a pandemia

Também foi aprovada proposta de contenção de gastos do CAU/BR em 2020. Houve um corte de 13% do orçamento previsto para os meses de abril a dezembro, e um contingenciamento da ordem de mais 30%.

De um total de R$ 32 milhões, R$ 14 milhões (43%) foram cortados ou contingenciados, como prevenção à crise econômica iminente causada pelo coronavírus. Decidiu-se que os CAU/UF possuem um prazo de 30 dias para apresentar medidas de contenção de gastos nos Estados e no Distrito Federal.

Manteve-se a suspensão de todos os eventos, reuniões e atividades presenciais, até que que as medidas de prevenção à covid-19 permitam a realização de eventos.

Foi aprovada ainda a redução dos aportes financeiros dos CAU/UF e do CAU/BR para a manutenção do Centro de Serviços Compartilhados (CSC) e do Fundo de Apoio do CAU, referentes aos meses de abril e maio. Esses repasses terão os valores reduzidos em 50% do valor, sendo a diferença coberta pelas reservas de contingência.

Nova Comissão Eleitoral Nacional

Devido à desistência de alguns membros nomeados em março, foi aprovada a nova composição da Comissão Eleitoral Nacional, responsável por regulamentar o processo eleitoral que vai escolher os conselheiros do CAU/BR e dos CAU/UF para o mandato 2021-2023. As Eleições do CAU ocorrem em outubro deste ano, com votação aberta a todos os arquitetos e urbanistas.

A nova Comissão Eleitoral é composta pela coordenadora Vera Carneiro (MG) e os membros Amílcar Coelho Chaves (DF), Ronaldo de Lima (SC), Rodrigo Capelato (AM) e Fabio Galisa (PB); além de seus respectivos substitutos Josenita Dantas (RN), Hugo Seguchi (BA), Jacobina Vaisman, Cícero Alvarez (RS) e Maria Laís da Cunha Pereira (MA).

Publicado em 24/04/2020
Fonte: CAU/BR

Publicação

24.04.2020

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
23.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo