CATHIS-CAU/SP manifesta-se sobre tragédia urbana do desabamento na Zona Sul de São Paulo – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

CATHIS-CAU/SP manifesta-se sobre tragédia urbana do desabamento na Zona Sul de São Paulo

Publicação

04.11.2021

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

CATHIS-CAU/SP manifesta-se sobre tragédia urbana do desabamento na Zona Sul de São Paulo

Desabamento em Paraisópolis
Crédito: Reprodução

No dia 16/10, um imóvel desabou e atingiu mais seis casas, deixando uma pessoa morta e cinco feridas, na comunidade de Paraisópolis, na Zona Sul de São Paulo.

 

A Comissão de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social do CAU/SP, publicou manifestação alertando sobre a situação de brasileiros e brasileira, vivendo em favelas, loteamentos irregulares, em área de risco, situações precárias com incompletude de infraestrutura essencial.

 

Segue manifestação:

“A Comissão de ATHIS do CAU/SP se solidariza com as famílias das vítimas do desabamento do sobrado em Paraisópolis, ocorrido no dia 16 de outubro. A tragédia é um reflexo da dificuldade de implementação de políticas públicas para o enfrentamento da precariedade habitacional e urbana. São milhões de brasileiros vivendo em favelas, loteamentos irregulares, em área de risco, situações precárias com incompletude de infraestrutura essencial, em cidades marcadas pela segregação socioterritorial e pela negação do direito à moradia digna. Situação ocasionada pelo uso especulativo da terra pelo mercado imobiliário e não cumprimento da função social da propriedade e da cidade, assim como pela ausência de recursos que garantam o trabalho profissional do arquiteto e urbanista habilitado em Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social, conforme estabelece a Lei Federal n. 11.888 de 2008”

São Paulo, 22 de outubro de 2021.

 

Clique aqui e veja a deliberação na íntegra.

 

Atualizado em 05/11/2021

Da Redação

Publicação

04.11.2021

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
27.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo