Bienal de Arquitetura de Veneza presta homenagem a Lina Bo Bardi – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Bienal de Arquitetura de Veneza presta homenagem a Lina Bo Bardi

Publicação

12.05.2021

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Bienal de Arquitetura de Veneza presta homenagem a Lina Bo Bardi

No dia 22 de maio, a criatividade e o talento da mais conhecida arquiteta brasileira, Lina Bo Bardi (1914-1992), serão reconhecidos mundialmente na estreia da Bienal de Arquitetura de Veneza. Na abertura do evento, que reúne arquitetos e obras de 63 países, ela será homenageada com o Leão de Ouro Especial em Memória. Segundo o curador do evento, o arquiteto libanês Hashim Sarkis, Lina representa melhor do que qualquer outra arquiteta o tema da Bienal de 2021, “Como viveremos juntos?”.

Lina Bo Bardi também está sendo celebrada no Brasil com o lançamento de duas novas biografias: “Lina: Uma Biografia”, de Francesco Perrotta-Bosch; e “Lina Bo Bardi: O que Eu Queria Era Ter História”, de Zeuler Lima.

Nascida em Roma e formada em Milão, a arquiteta veio ao Brasil em 1946 com seu marido, Pietro Bo Bardi, a convite do jornalista Assis Chateaubriand. E foi aqui que desenvolveu sua carreira com obras de relevância internacional, como o Museu de Arte de São Paulo (MASP), o Sesc Pompeia, a Casa de Vidro, o Solar Unhão e o Teatro Gregório de Mattos.

Mesmo sendo europeia, Lina se tornou uma das principais intérpretes do Brasil para os brasileiros e para o mundo. Não só na Arquitetura, mas também por meio do design de móveis e objetos, das aulas na Universidade Federal da Bahia, dos seus livros e da sua atuação política.

Segundo Hashim Sarkis, é uma carreira que destaca o arquiteto como coordenador de visões coletivas. Lina será a terceira arquiteta brasileira a receber o Leão de Ouro da Bienal de Veneza, depois de Oscar Niemeyer (1996) e Paulo Mendes da Rocha (2016).

Museu de Arte de São Paulo, 1968, cidade de São Paulo. O projeto é uma das obras mais conhecidas de Lina Bo Bardi.

Segundo Zeuler Lima, professor da Universidade de Washington, o reconhecimento internacional de Lina Bo Bardi veio só depois de sua morte, em 1992, principalmente pelo esvaziamento do “star system” na Arquitetura, em que se destacavam grandes arquitetos de nome global com obras gigantescas, mas que não serviam a interesses sociais e comunitários.

Com a crise econômica de 2008, as pessoas saíram à procura de novas referências, que pudessem trazer uma nova crença na arquitetura. “Os anos do star system foram de um cinismo profundo, de negar questões sociais e de gênero. Quando eles vão a segundo plano, Lina emerge”, diz Zeuler. 

Essa percepção fica clara na definição do curador da Bienal de Veneza. “É um exemplo de perseverança em tempos difíceis, sejam eles de guerra, conflito político, ou imigração, e sua capacidade de permanecer criativa, generosa e otimista em todos os momentos”, disse Hashim Sarkis.

CAU/SP planeja série de eventos

Em homenagem à arquiteta ítalo-brasileira, o CAU/SP planeja uma série de eventos, a partir deste mês, celebrando o legado arquitetônico, cultural e social deixado pela profissional. O Conselho está programando a veiculação de uma série de vídeos além de comemorações nas efemérides do Dia Nacional da Arquiteta e Urbanista (31 de julho) e do aniversário de Lina (05 de dezembro).

Publicado em 12/05/2021
Fonte: CAU/BR e informações do CAU/SP.

Publicação

12.05.2021

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
19.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo