Bienal de Quito premia Móbile por excelência de conteúdo e projeto gráfico – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Bienal de Quito premia Móbile por excelência de conteúdo e projeto gráfico

Publicação

16.11.2022

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Bienal de Quito premia Móbile por excelência de conteúdo e projeto gráfico

A revista Móbile, editada e publicada pelo CAU/SP desde 2014, foi premiada na última edição da Bienal Panamericana de Arquictetura de Quito (BAQ 2022) por cumprir com “altos critérios de qualidade, tanto por sua parte gráfica quanto pelo seu conteúdo”.

O prêmio foi compartilhado com a revista ‘Dearq’, do Departamento de Arquitectura de la Universidad de los Andes (Colômbia). A organização da BAQ considerou que “a urgência dos problemas da sociedade atual exige uma investigação por todas as frentes, neste caso, o acadêmico, e o institucional, por outro.”

“No caso da revista Móbile, destaca-se a abordagem dos temas sociais e a coerência na edição, levando em conta que a origem institucional desta revista a submete a constantes trocas de seus representantes. Também [se destaca] o esforço de mudança e transformação de seu conteúdo no que se refere às problemáticas atuais”.

A cerimônia de premiação ocorreu na terça-feira, 15, no Teatro Nacional de la Casa de la Cultura Ecuatoriana em Quito.

Cerimônia de premiação em Quito.

Transparência e debate

A revista do CAU/SP é um veículo para a autarquia prestar contas de suas atividades aos profissionais arquitetos e urbanistas, mas também influenciar no debate de temas importantes para a Arquitetura e Urbanismo do país, a exemplo dos desafios da pandemia, da habitação social, da sustentabilidade, e da arquitetura inclusiva entre vários outros.

A partir de 2021, a Móbile passou por uma reforma gráfica e por uma reformulação editorial. Visando a aumentar a participação dos cidadãos na produção de seu conteúdo e na discussão dos problemas arquitetônicos e urbanísticos, a Comissão de Comunicação lançou as chamadas públicas.

Tendo um eixo temático forte, a chamada pública é um convite para que arquitetos e urbanistas, e profissionais afins, contribuam com a revista por meio de artigos, ensaios fotográficos, ilustrações e outros formatos.

A edição #23, pioneira nesta experiência, teve como tema central “Invisibilidade”, abordando a problemática da visibilidade e inclusão por meio da Arquitetura e Urbanismo. Na edição #24, destacada na premiação da Bienal de Quito, o eixo foi “Democracia”, com foco em justiça espacial, direitos e participação.

Já está em andamento a chamada pública para a edição #25, com o tema central “Cotidiano”, aberta ao questionamento das atividades diárias do arquiteto e urbanista e seu impacto na sociedade brasileira.

Todas as edições anteriores estão disponíveis na página de Publicações do CAU/SP.

O prêmio

Realizada desde 1978, a BAQ é um fórum de “reflexão, comparação e divulgação sobre a Arquitetura e a cidade contemporânea”, sendo organizada pelo Colegio de Arquitectos del Ecuador.

O concurso da Bienal inclui projetos e publicações realizados nos quatro anos anteriores ao evento. Na categoria “publicações”, em que a revista Móbile foi premiada, as obras brasileiras “Urbanismo Tático: X ações para transformar cidades” e “Revisões historiográficas: Arquitetura Moderna no Brasil” estiveram na lista de finalistas nas subcategorias “livros impressos” e “livros digitais”.

Publicado em 16/11/2022
Da Redação

Publicação

16.11.2022

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
22.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo