
Denúncias de más práticas profissionais foram o principal item do balanço parcial das demandas atendidas pela Ouvidoria do CAU/SP neste ano, respondendo por 116 dos 679 atendimentos realizados entre janeiro e setembro.
Para esses casos, a Ouvidoria tem instruído aos usuários o encaminhamento direto à Fiscalização do CAU por meio do Cadastro de Denúncias do SICCAU, pois a área de Fiscalização é a primeira instância que deve ser acionada.
Saiba como encaminhar uma denúncia ao CAU/SP
Outro atendimento recorrente do trabalho da Ouvidoria diz respeito às dúvidas a relacionamento com o CAU/SP: foram 85 atendimentos.
Questões relativas à anuidade (80 atendimentos) também estão no topo dos assuntos mais solicitados no trabalho da Ouvidoria. Somadas às reclamações (6) sobre o valor da anuidade, este assunto foi o motivo de 13% das chamadas atendidas pela Ouvidoria.
O registro no CAU é condição obrigatória para o exercício profissional de Arquitetura e Urbanismo no Brasil e questões relativas a essa matéria corresponderam a mais de 10% das demandas encaminhadas.
O Sistema de Informação e Comunicação do CAU é a principal ferramenta de relacionamento do Conselho com os profissionais. Dúvidas de acesso a esse instrumento responderam por 10% dessas demandas.
No balanço anteriormente divulgado (período de abril a dezembro de 2015), as denúncias também foram o principal motivo de chamadas para a Ouvidoria, seguido por demandas a respeito do RRT (Registro de Responsabilidade Técnica). Neste ano, chamadas a respeito do RRT responderam por somente 7% das demandas atendidas.
A Ouvidoria atende aos chamados “casos críticos” – quando o reclamante esgotou outras possibilidades de atendimento pelos canais regulares do Conselho.
Cabe à Ouvidoria mediar e encaminhar as demandas às áreas competentes, acompanhando as providências e sugerindo mudanças de procedimento, quando necessário.
Saiba mais sobre o funcionamento da Ouvidoria do CAU/SP.
Entre em contato pelo Canal da Ouvidoria.