Balanço 2016: denúncias são a principal demanda de Ouvidoria – CAU/SP

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Balanço 2016: denúncias são a principal demanda de Ouvidoria

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27.10.2016

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Redação CAU/SP

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Balanço 2016: denúncias são a principal demanda de Ouvidoria

Nova sede do CAU/SP no Vale do Anhangabaú
Fachada do edifício CBI Esplanada, no Vale do Anhangabaú, sede do CAU/SP na capital. Imagem: Arquivo CAU/SP.

Denúncias de más práticas profissionais foram o principal item do balanço parcial das demandas atendidas pela Ouvidoria do CAU/SP neste ano, respondendo por 116 dos 679 atendimentos realizados entre janeiro e setembro.

Para esses casos, a Ouvidoria tem instruído aos usuários o encaminhamento direto à Fiscalização do CAU por meio do Cadastro de Denúncias do SICCAU, pois a área de Fiscalização é a primeira instância que deve ser acionada.

Saiba como encaminhar uma denúncia ao CAU/SP

Outro atendimento recorrente do trabalho da Ouvidoria diz respeito às dúvidas a relacionamento com o CAU/SP: foram 85 atendimentos.

Questões relativas à anuidade (80 atendimentos) também estão no topo dos assuntos mais solicitados no trabalho da Ouvidoria. Somadas às reclamações (6) sobre o valor da anuidade, este assunto foi o motivo de 13% das chamadas atendidas pela Ouvidoria.

O registro no CAU é condição obrigatória para o exercício profissional de Arquitetura e Urbanismo no Brasil e questões relativas a essa matéria corresponderam a mais de 10% das demandas encaminhadas.

O Sistema de Informação e Comunicação do CAU é a principal ferramenta de relacionamento do Conselho com os profissionais. Dúvidas de acesso a esse instrumento responderam por 10% dessas demandas.

No balanço anteriormente divulgado (período de abril a dezembro de 2015), as denúncias também foram o principal motivo de chamadas para a Ouvidoria, seguido por demandas a respeito do RRT (Registro de Responsabilidade Técnica). Neste ano, chamadas a respeito do RRT responderam por somente 7% das demandas atendidas.

A Ouvidoria atende aos chamados “casos críticos” – quando o reclamante esgotou outras possibilidades de atendimento pelos canais regulares do Conselho.

Cabe à Ouvidoria mediar e encaminhar as demandas às áreas competentes, acompanhando as providências e sugerindo mudanças de procedimento, quando necessário.

Saiba mais sobre o funcionamento da Ouvidoria do CAU/SP.
Entre em contato pelo Canal da Ouvidoria.

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27.10.2016

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