Transformar as cidades paulistas: uma agenda social e verde é urgente – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Transformar as cidades paulistas: uma agenda social e verde é urgente

Publicação

25.05.2022

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Transformar as cidades paulistas: uma agenda social e verde é urgente

Vista aérea da avenida Brigadeiro Faria Lima e rua Butantã no bairro paulistano de Pinheiros (zona oeste). Crédito: Marcos Santos/USP Imagens

O jornal “Folha de S.Paulo” publicou, no dia 22/05, artigo assinado pelos integrantes do Colegiado das Entidades Estaduais de Arquitetos e Urbanistas (CEAU-CAU/SP) sobre uma agenda de ações emergenciais e estruturais para a qualidade de vida nas cidades.

Veja abaixo a versão integral do texto (clique aqui para acessar a publicação original):

Transformar as cidades paulistas: uma agenda social e verde é urgente

A crise sanitária de Covid-19 atingiu a todos, mas sobretudo a população das áreas de maior vulnerabilidade. Ficou explícita a correlação entre qualidade de vida e qualidade urbana, evidenciando o papel da Arquitetura e do Urbanismo para promoção de cidades mais saudáveis.

A importância que as cidades devem ter no debate público fica nítida ao olharmos os dados da Fundação Seade. Nada menos que 96% dos 45 milhões de habitantes do Estado de São Paulo vivem nas áreas urbanas de seus 645 municípios.

As eleições que se aproximam são uma oportunidade para discutir publicamente e engajar candidatos em uma agenda de ações emergenciais e estruturais para trazer a qualidade de vida nas cidades a patamares compatíveis com a dignidade da vida humana.

Para se ter uma ideia, o Estado de São Paulo possui 335 mil moradias em condições precárias, com 1,6 milhão de habitantes sem acesso à água potável e 6,3 milhões sem tratamento de esgoto. A Macrometrópole Paulista, que abriga quase dois terços dos habitantes e concentra mais de 80% do PIB do Estado, apresenta os mais graves problemas.

É uma realidade alarmante, mas que não surpreende, considerando a situação do planejamento territorial no Estado: 64% não possuem Plano Municipal de Mobilidade e 20% não possuem Plano Diretor – o instrumento básico da política urbana. Situação agravada nos últimos anos com a extinção de órgãos estaduais de planejamento.

As cidades precisam de um projeto de transformação do cenário atual, a ser pactuado com a sociedade e construído a partir de políticas públicas articuladas e duradouras. O cenário futuro é ainda mais desafiador, se considerarmos os relatórios da Conferência das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas, demandando medidas ambiciosas e urgentes.

As entidades de Arquitetura e Urbanismo do Estado de São Paulo reunidas elencaram cinco pontos para uma agenda pautada no reconhecimento da Arquitetura e do Urbanismo como política de Estado e como plataforma para efetivação de direitos:

  1. Elaborar e implementar um projeto de desenvolvimento estadual baseado na integração de políticas públicas a partir de territórios estratégicos, respeitando a diversidade regional: regiões metropolitanas, cidades pequenas e médias, cidades litorâneas e ribeirinhas, periferias, centros históricos, áreas rurais, de povos tradicionais, de proteção ao patrimônio cultural, ambiental e arquitetônico.
  1. Ampliar e qualificar o sistema de transporte público regional, por meio de ferrovias e hidrovias, e o sistema de transporte público urbano, com prioridade para mobilidade a pé, de bicicleta, ônibus elétricos e metrô, como definido na Lei da Política Nacional de Mobilidade Urbana. O objetivo é a maior integração das cidades, pessoas e cargas, conjugando intermodalidade e descarbonização.
  1. Priorizar as áreas de maior vulnerabilidade socioambiental com investimento em políticas de promoção da cidadania, de geração de renda, urbanização de favelas e melhorias habitacionais, com aplicação da Lei da Assistência Técnica Pública e Gratuita para Habitação de Interesse Social.
  1. Valorizar os ecossistemas regionais e suas paisagens, fomentando infraestruturas verdes, agricultura urbana e adoção de matrizes energéticas renováveis orientadas para a reindustrialização e para viabilizar uma economia verde e solidária.
  1. Implementar estrutura de gestão das regiões metropolitanas, dotadas de fundo próprio para investimentos, participação da sociedade civil nas decisões de planejamento e orientadas por projetos urbanísticos definidos nos Planos de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), como previsto pela Lei do Estatuto da Metrópole.

Diante da urgência, entendemos que o Estado de São Paulo pode assumir, neste momento, um importante papel na transformação das cidades brasileiras em direção à justiça social e verde.

Ana Maria Góes Monteiro, presidente da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA);
Catherine Otondo, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP);
Fernando Túlio Franco, co-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – São Paulo (IABsp);

Milene Abla Scala, presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA);
Marco Antonio Teixeira da Silva, presidente do Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (SASP);
Luciana Schenk, presidente da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP);
Victor Massao, diretor da Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FeNEA).

Publicado em 25/05/2022
Da Redação

Publicação

25.05.2022

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
27.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo