Arquitetos e urbanistas aprovam treinamento para usar SICCAU – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Arquitetos e urbanistas aprovam treinamento para usar SICCAU

Publicação

18.07.2016

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Arquitetos e urbanistas aprovam treinamento para usar SICCAU

CursoSICCAU2016
Treinamento do SICCAU ministrado em São Carlos em junho deste ano.

Aproximadamente 98% dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo que frequentaram os cursos gratuitos do CAU/SP recomendariam o treinamento oferecido para operar o Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU), conforme pesquisa realizada neste ano com os participantes em 12 cidades do interior paulista.

O SICCAU é a ferramenta por excelência para os profissionais executarem atividades fundamentais como a emissão e a baixa de RRT (Registro de Responsabilidade Técnica), a impressão de boletos para pagamento de taxas e anuidades ou a solicitação das certidões de acerto técnico (CAT), documento fundamental para participar de licitações públicas.

Foram ouvidos os profissionais em Bauru, Campinas, Cotia, Mogi das Cruzes, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Caetano do Sul, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba neste ano.

Em 2016, um total de 415 profissionais se inscreveram para frequentar os cursos gratuitos, com 73% de taxa de presença.

Treinamento abrangente

Com uma carga horária de 4 horas (3 horas de apresentação e 1h para atendimento de dúvidas), o treinamento do SICCAU abrange os principais recursos da ferramenta: cadastro de RRTs, CATs, Registro de Direito Autoral (RDA), pagamento de anuidades entre outros.

A pesquisa do CAU/SP verificou que 87% dos frequentadores consideraram a abordagem do curso prática o suficiente; e 97,1% afirmaram que “houve clareza e objetividade na exposição do assunto”.

Devido à importância do SICCAU para as atividades diárias dos arquitetos e urbanistas, alguns participantes sugeriram até que o curso deveria ser dado de forma ininterrupta “pois grande número de profissionais são lançados no mercado sem conhecimento quanto ao preenchimento do RRT”.

Os profissionais ouvidos pelo Conselho ainda sugeriram uma lista de assuntos sobre os quais também gostariam de receber treinamento pelo Conselho: no topo estão Tabela de Honorários (com 21,5% das menções), RRT de atividade técnica realizada no exterior, atividades e responsabilidades dos arquitetos e urbanistas, e Fiscalização.

Atualmente, o site do CAU/SP já dispõe de uma palestra gravada com um treinamento extensivo sobre a Tabela de Honorários, ministrada pelo Presidente do CAU/CE, Odilo Almeida Filho.

Confira o vídeo da gravação: Curso sobre a Tabela de Honorários

 

Publicado em 18/07/2016
Da Redação

Publicação

18.07.2016

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
28.02.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo