ABEA-RJ lança Prêmio Carmen Portinho e homenageia mulheres que se destacam por ações que proporcionam avanços para sociedade – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

ABEA-RJ lança Prêmio Carmen Portinho e homenageia mulheres que se destacam por ações que proporcionam avanços para sociedade

Publicação

03.08.2023

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

ABEA-RJ lança Prêmio Carmen Portinho e homenageia mulheres que se destacam por ações que proporcionam avanços para sociedade

Carmen Portinho, a engenheira civil e urbanista responsável pela construção do MAM. Fonte: Arquivo Nacional

A Associação Brasileira de Engenheiras e Arquitetas do Estado do Rio de Janeiro (ABEA-RJ) lançará, nesta sexta-feira (04/08), o Prêmio Carmen Portinho, em homenagem à engenheira civil e Patrona do Urbanismo no Brasil. No evento, serão premiadas 20 mulheres que fazem a diferença para o avanço da sociedade e para o reconhecimento do valor da mulher na área profissional, social e política. A premiação ocorrerá no Clube de Engenharia. Entre as profissionais premiadas  está a presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, Catherine Otondo. A indicação é resultado do empenho da arquiteta frente ao CAU/SP para formulação de ações que promovem a equidade no exercício profissional.

 

– Com esta homenagem, desejamos que mais mulheres se inspirem em Carmen Portinho, uma personalidade fundamental na luta pelos direitos das mulheres e empoderamento feminino. Temos o exemplo desta engenheira, feminista, que foi pioneira em várias frentes e extremamente dedicada a promover a evolução social no país. Esta é uma forma de perpetuar o legado deixado por Portinho – destaca Iara Nagle, Presidente da ABEA-RJ.

 

O prêmio leva o nome da engenheira e urbanista Carmen Portinho (1903-2001), referência em sua área profissional e reconhecida por seus atos ativistas em prol do direto a educação das mulheres, equidade de gênero e pela autonomia das mulheres. Carmen Portinho ajudou a fundar a ABEA – primeira entidade de classe feminina brasileira – foi a terceira mulher a se formar engenheira no país e a primeira a obter o título de urbanista. Além disso, a engenheira foi fundamental na luta pelo direito ao voto das mulheres.

 

Durante a cerimônia, também haverá honraria especial a cinco personalidades que fortalecem a presença feminina nas áreas profissionais de engenharia e arquitetura e proporcionam ações de incentivo à equidade de gênero nas diversas esferas sociais, são eles: Carlos Portinho Senador RJ e sobrinho-neto de Carmen Portinho; Claudia Morgado, diretora da Escola Politécnica da UFRJ; Francisco Almeida, presidente da Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas (MUTUA); Joel Krüger, presidente do Conselho Federal de Engenharia (CONFEA) e Nadia Somekh, presidente Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR).

 

Fonte: ABEA-RJ

Publicação

03.08.2023

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
04.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo